Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

senado federal

Próxima do fim, CPI da Covid ouvirá empresário cuiabano e delator da Ararath nesta semana

Foto: Reprodução

Próxima do fim, CPI da Covid ouvirá empresário cuiabano e delator da Ararath nesta semana
Com votação do relatório final prevista para o próximo dia 29 de setembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, realizada pelo Senado Federal, deve ouvir nesta semana o empresário cuiabano Danilo Trento, e o delator da Ararath Marcos Tolentino da Silva. Tolentino, inclusive, pode ser conduzido coercitivamente à CPI caso falte novamente, visto que na última convocação, dia 1 de setembro, ele apresentou um atestado para não ir.


Leia também:
Cuiabano diretor da Precisa movimentou R$ 2 milhões por mês de forma atípica, diz Coaf

De acordo com a Agência Senado, depoimento de Tolentino, dono da Rede Brasil de Televisão, é um dos mais aguardados pela CPI. Ele é suspeito de ser um “sócio oculto” da empresa FIB Bank, que teria fornecido à Precisa uma garantia irregular no fechamento do contrato da vacina indiana Covaxin. Segundo senadores, ele seria ligado ao deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, apontado por parlamentares como articulador de negociações sob suspeita de irregularidades. 

A possibilidade de condução coercitiva foi dada pelo juiz federal Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal de Brasília (DF), que ainda apontou que Tolentino ficará sujeito a sanções previstas no Código de Processo Penal, como multa, e poderá responder por crime de desobediência. A pena, nesses casos, é de detenção, de 15 dias a 6 meses.

Marcos Tolentino já foi investigado por lavagem de dinheiro na Operação Ararath, que desbaratou esquema de corrupção envolvendo conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e políticos do Mato Grosso. Seu depoimento na CPI deve acontecer terça-feira (14).

Já na quinta-feira (16), segundo O Globo, deve acontecer o depoimento do empresário cuiabano Danilo Trento. Danilo é filho de Arlindo Trento Júnior, que foi dono do antigo Trento Jr Supermercados, em Cuiabá.

Ele, que é diretor institucional da Precisa Medicamentos, fez movimentações incompatíveis com seu salário, chegando a R$ 2 milhões mensais, segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O documento foi enviado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado, e obtido pelo jornal O Globo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet