Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

baixa nas internações

Estado bloqueia 100 leitos de UTI Covid-19 e prepara retorno das cirurgias eletivas

Foto: Mayke Toscano / Secom MT

Estado bloqueia 100 leitos de UTI Covid-19 e prepara retorno das cirurgias eletivas
Cinco municípios de Mato Grosso foram notificados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) sobre o bloqueio e suspensão do cofinanciamento de um total de 100 leitos de UTI Covid-19. A medida, de acordo com a assessoria, levou em consideração a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus que, conforme dados do Painel Interativo da Covid-19 desta terça-feira (14.09), estava em 51,17%.


Leia também:
MT registra morte de homem de 32 anos em Cuiabá e outras 12 vítimas de Covid-19 nas últimas 24h

Conforme notificação, enviada às Secretarias Municipais de Saúde no dia 10 de setembro, foram bloqueados e suspensos o cofinanciamento estadual ao custeio de 10 leitos de UTI do Hospital Santa Casa de Rondonópolis; 10 leitos de UTI do Hospital Santa Rita, em Alta Floresta; 15 leitos de UTI do Hospital Regional de Nova Mutum; 5 leitos de UTI do Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde, e 60 leitos de UTI do Hospital São Benedito, em Cuiabá.

A SES argumenta que se não fossem bloqueados, esses leitos seriam pagos sem a devida utilização, uma vez que há queda constante na taxa de internação por Covid-19. “As gestões municipais têm ciência de que o cofinanciamento de leitos é realizado enquanto perdura a necessidade, podendo haver a suspensão imediata no momento em que há a diminuição da demanda por internação”, explica.

A decisão também considera a necessidade do retorno gradativo a o atendimento público e à realização de cirurgias eletivas. A secretaria trabalha no reordenamento de leitos Covid-19 da própria Rede Estadual. No momento, cerca de 80 leitos de UTI dos hospitais geridos pelo Estado foram bloqueados. Parte desses leitos serão destinados para o atendimento de cirurgias eletivas
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet