Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Rede de proteção

Casa Mulher Brasileira em Cuiabá aceitará vítimas de violência com filhos e animais de estimação, destaca Damares

18 Set 2021 - 15:19

Da Redação - José Lucas Salvani / Da Reportagem Local - Isabela Mercuri

Foto: Reprodução / Olhar Direto

Casa Mulher Brasileira em Cuiabá aceitará vítimas de violência com filhos e animais de estimação, destaca Damares
A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves participou na tarde deste sábado do lançamento da pedra fundamental da Casa Mulher Brasileira em Cuiabá, com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que será construída no bairro Alvorada. Na ocasião, a Ministra explicou que a casa é um equipamento político, amparado para atender qualquer tipo de mulher vítima de violência doméstica.


Leia também:
Damares lembra estupro que sofreu e diz que MT será primeiro estado a erradicar violência contra crianças

“Aqui é um equipamento. Não é só uma casa. É uma política pública de proteção à mulher. Nesse espaço, toda rede de proteção vai ter uma representação. A mulher pode chegar na delegacia da mulher, como pode vir para cá também. Aqui é uma porta de entrada para a rede de proteção. Nesse espaço estará a polícia, defensor público, vara de violência contra mulher, profissionais da área psicossocial", explica.

Damares assegura que na Casa Mulher Brasileira a vítima poderá permanecer por até dois dias enquanto aguarda a Justiça tomar atitudes quanto ao seu caso de violência doméstica. A mulher poderá procurar pelo espaço inclusive com filhos e animais de estimação.

“Nesse espaço ela poderá ficar um ou dois dias abrigada até a Justiça decidir o que fazer com ela, se vai para um abrigo definitivo ou faz uma medida protetiva para retirar o agressor de casa. Tem um detalhe: ela pode vir com a criança, cachorrinho ou gatinho dela para cá. Nós também vamos lembrar dos pets porque há situações que tiramos as mulheres de casa, deixa o animal e o agressor o machuca”.

Relembrou violência

Damares veio para a capital mato-grossense para também lançar o programa Famílias Fortes e Escola de Formação Municipalista da Associação Para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM) em Cuiabá. Na ocasião, ela relembrou o estupro que sofreu aos seis anos de idade, e comemorou o fato de Mato Grosso ter aceitado o “desafio” de se tornar o primeiro estado a erradicar a violência contra crianças no Brasil.

Damares argumentou que a causa é urgente porque o estado tem muitas crianças sendo ‘enterradas vivas’ e outras chorando dentro de casa por serem estupradas. Para isso, afirmou que o primeiro passo é capacitar os servidores para entenderem os sinais que a criança dá quando passa por situações como esta. Foi neste momento que ela relembrou os abusos que sofreu e a sua própria tentativa de suicídio.

“Se meus pais tivessem lido os sinais que eu omiti a minha vida teria sido mais fácil. Se quando eu tinha seis anos de idade tivesse um governo com o programa Famílias Fortes minha vida tinha sido diferente. (...) Porque aos seis anos de idade eu fui barbaramente estuprada, eu sei o que é a violência contra a criança. E não faço disso um discurso político. Faço aqui um discurso de apelo de um governo que está preocupado com a infância”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet