Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ESQUECERAM DE VUOLO

Rumo escolhe nome de empresário Olacyr de Moraes para novo trecho da Ferronorte; governador desconhece motivo

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Rumo escolhe nome de empresário Olacyr de Moraes para novo trecho da Ferronorte; governador desconhece motivo
Autoridades e presentes no evento de assinatura da primeira ferrovia estadual do país, na manhã desta segunda-feira (20), no Centro de Eventos do Pantanal, se surpreenderam com o nome que será dado à nova estrada de ferro de Mato Grosso.Ao contrário do que muitos achavam, que seria "Ferrovia Senador Vicente Vuolo", assim como no trecho até a cidade de Rondonópolis (distante 212km de Cuiabá), o modal se chamará Olacyr de Moraes, em homenagem ao que foi conhecido como 'rei da soja', por ser o maior produtor individual do grão no mundo entre os anos 70 e 80. 


Leia mais:
Governo vai lançar programa de qualificação profissional para atender demanda gerada por ferrovia estadual

Muitos achavam que os trilhos seriam batizados como "Ferrovia Senador Vicente Vuolo", assim como é até na cidade de Rondonópolis (distante 212km de Cuiabá). Porém, para a surpresa de todos, o modal se chamará Olacyr de Moraes, que foi conhecido como rei da soja, por ser o maior produtor individual do gão no mundo, entre os anos 70 e 80. 

Serão mais de 700km de ferrovia, que saíra de Rondonópolis e irá até Lucas do Rio Verde, tendo um dos lados da bifurcação em Cuiabá. O nome foi bastante citado nos discursos dos políticos e também pelo próprio governador. 

Mauro Mendes (DEM), ao ser questionado pela imprensa sobre o motivo da mudança de nome - tendo em vista que o senador Vicente Vuolo foi um dos maiores batalhadores pelo nome da ferrovia - disse que não sabia o motivo, mas que a homenagem é justa, pois o empresário, falecido em 2015, seria o primeiro e verdadeiro responsável pela ferrovia chegar em Mato Grosso.

"Olha, eu não sei disso não. A empresa que deve ter escolhido isso. Olacyr de Moraes foi o cara que trouxe a ferrovia verdadeiramente para Mato Grosso. Senão, tem muitos nomes ai para gente trabalhar. Mas, quem realmente fez? Foi Olacyr de Moraes", disse o governador. 

Mauro foi ainda mais insistente e disse que não quer entrar em polêmica, porém 'tem mais o que fazer do que ficar mexendo com essas questões de nomes de obras'. "Sem entrar em polêmica sobre quem realmente fez. Geraldo Deschamps já lutava para ter. Eles [Rumo Logística] apelidaram e eu não entrei nesse mérito não. Tem coisa mais importante pra mim, como governador, do que mexer com esse negócio do nome", disse Mendes. 

Várias personalidades foram questionadas sobre a mudança de nome e não souberam responder. O senador Jayme Campos (DEM) ficou surpresa e disse que não sabia. O próprio filho do senador Vicente Vuolo, secretário de Trabalho de Cuiabá, Francisco Vuolo, saiu sem comentar o assunto e disse que também não sabia. 

A expectativa é que a Assembleia Legislativa encabece um projeto para que a ferrovia, com o trecho novo, continue a se chamar Senador Vicente Vuolo, mesmo com Olacyr tendo diversos serviços relevantes no estado.

A lei nº 7.027, de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), de 02 de julho de 98, já determinava que o nome da ferrovia fosse Vicente Vuolo. O assunto deve ser discutido na sessão de quarta-feira (22). 

Olacyr de Moraes

Olacyr já foi o maior produtor individual de soja do mundo, o que o tornou conhecido como "Rei da Soja". Foi pioneiro deste cultivo na região de cerrado e dono da Fazenda Itamarati onde, dentre outras pesquisas, foram desenvolvidas variedades de cultivos, como o algodão ITA-90, que tornou o Brasil exportador do produto, isso tudo em Mato Grosso, na região de Diamantino.

Em Mato Grosso, foi também produtor de cana de açúcar e etanol. Por iniciativa do ex-deputado estadual de Mato Grosso, Wagner Ramos, o trecho da rodovia MT-358 que liga o distrito de Assari em Barra do Bugres até a cidade de Tangará da Serra, passou a ter o seu nome.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet