Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Habitat de onças-pintadas

Força-tarefa combate incêndio que consome área próxima ao Parque Sesc Serra Azul

Foto: Reprodução

Força-tarefa combate incêndio que consome área próxima ao Parque Sesc Serra Azul
Um incêndio que avança há vários dias na região de Nobres (121 km de Cuiabá) está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar, a Força Nacional e a Brigada Sesc Pantanal, nesta terça-feira (21). O fogo já está próximo ao Parque Sesc Serra Azul, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, de onde é possível ser visto.


Leia mais:
Incêndio na Estrada de Chapada atinge área próxima a condomínio e traz fumaça para Cuiabá

A área de Cerrado é formada por muitas serras de difícil acesso. A mobilização de hoje envolve 32 pessoas, caminhões pipa e uma aeronave airtractor, que transporta cerca de 1.500 litros de água para ser lançada em pontos estratégicos.  

De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, o fogo veio do outro lado da serra. "Pelo que temos acompanhado pelo sistema da NASA, o fogo começou na região do Posto Gil e tem avançado. A união neste momento é fundamental para que possamos controlar o incêndio o mais rápido possível", destaca. 



Parque Sesc Serra Azul

Com mais de 5 mil hectares, o Parque Sesc Serra Azul é um parque de aventura onde fica um dos principais atrativos da região turística de Nobres, a Cachoeira Serra Azul. 

A presença da onça-pintada, na terra, e o gavião-real no ar do Parque Sesc Serra Azul, são os principais indicadores da importância da área para a conservação da biodiversidade no Cerrado mato-grossense. Somente nos últimos quatro anos, cinco espécies ameaçadas foram avistadas na área de cinco mil hectares, que representa um refúgio diante da perda de habitat pelo desmatamento, caça e captura para criação em cativeiro. O parque existe há nove anos e, neste período, 15 espécies ameaçadas já foram registradas. 

O Cerrado é conhecido por ser a caixa d'água do Pantanal, pois é onde se encontram as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal. Localizado próximo a uma das nascentes do Rio Cuiabá, o Parque Sesc Serra Azul colabora para a conservação do Pantanal. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet