Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Superou Cuiabá

Com 42,7ºC na sombra, Rondonópolis foi a terceira cidade mais quente do Brasil na terça-feira; veja as dez mais quentes

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Termômetro em Cuiabá

Termômetro em Cuiabá

Rondonópolis conseguiu superar o calor de Cuiabá na última terça-feira (22) e foi a terceira cidade mais quente do país, segundo as medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município do interior mato-grossense teve máxima de 42,7ªC, perdendo apenas para Aragarças (GO) e Goiás (GO), que ultrapassaram a casa dos 43ºC.


Leia mais:
Termômetros chegam a 42,6ºC na sombra e Cuiabá bate mais uma vez recorde de dia mais quente do ano

Conforme a medição, Rondonópolis teve a máxima de 42,7ºC registrados na terça-feira. Em Cuiabá, os termômetros chegaram a 42,4ºC, enquanto que em Santo Antônio do Leverger foi registrado 42,5ºC. Todas as temperatuas são aferidas na sombra.

A lista com as dez cidades mais quentes do Brasil na terça-feira ficou da seguinte forma: Goiás/GO (43,1ºC); Araguarças/GO (43ºC); Rondonópolis/MT (42,7ºC); Água Clara/MS (42,7ºC); Santo Antônio do Leverger /MT (42,5ºC); Cuiabá/MT (42,4ºC); Paranaiba/MS (42,4ºC); Três Lagoas/MS (42,3ºC); Valparaíso/SP (42,3ºC) e Cassilândia/MS (41,6ºC).

Mais uma vez, Cuiabá foi a capital mais quente do país durante a terça-feira. A cidade vem figurando na primeira posição já há alguns dias. 

Para esta quarta-feira, a previsão do Climatempo para a capital mato-grossense é de máxima de 41º, com chance quase nenhuma chance de chuva, que deve voltar a cair em Cuiabá no próximo fim de semana.

Em Rondonópolis, a máxima prevista para esta quarta-feira também é de 41ºC, com chance de chuva quase nula. 

No fim de setembro do ano passado, Cuiabá registrou a sua maior temperatura da história, com os termômetros chegando aos 44ºC na sombra, segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na época, o professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor Rodrigo Marques, explica ao Olhar Direto que o calor fora do normal foi influenciado por anticiclones, centros de alta pressão atmosférica onde os ventos possuem movimentos anti-horário, diferente dos ciclones que giram no sentido horário.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet