Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estrada de Chapada

Tamanduá bandeira é resgatado pela Defesa Civil com diversas queimaduras pelo corpo em incêndio que dura quatro dias; fotos e vídeos

Foto: Luiz Alves/Secom

Tamanduá bandeira é resgatado pela Defesa Civil com diversas queimaduras pelo corpo em incêndio que dura quatro dias;  fotos e vídeos
Um tamanduá bandeira foi resgatado com o corpo totalmente queimado, na manhã desta quarta-feira (22), pela Defesa Civil de Cuiabá, de um incêndio que atinge a região da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), conhecida como Estrada de Chapada. Bastante debilitado, o animal tinha poucas chances de sobrevivência.


Leia mais:
Incêndio na Estrada de Chapada atinge área próxima a condomínio e traz fumaça para Cuiabá

O animal foi pegou pela Defesa Civil ainda na Estrada de Chapada, próximo a entrada para o Coxipó do Ouro. Bastante debilitado, ele estava com praticamente todo o corpo queimado.


Vídeo: Luiz Alves/Secom

As lesões são bastante graves e a chance de sobrevivência do animal é baixa. A Defesa Civil rapidamente fez o transporte do bicho até a sua sede e o transferiu em seguida para o Batalhão Ambiental, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá).

O animal foi resgatado próximo da comunidade Bandeira 2, ainda pertencente ao município de Cuiabá. Olhar Direto percorreu alguns quilômetros da região, sendo que bastante parte da vegetação está queimada. Várias casas ficaram a poucos metros de onde o fogo atingiu.

Em um dos trechos, os dois lados da pequena estrada estavam queimados. No dia em que o fogo atingiu a região, era praticamente impossível trafegar pelo local, já que as chamas chegariam fácil a via.


Vídeo: Luiz Alves/Secom

Fogo na região

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está combatendo um incêndio de média proporção que teve início no final da tarde do último sábado (18), às margens da MT-251, em Chapada dos Guimarães.  O fogo se intensificou pela vegetação e seu reflexo foi visto no céu da Capital, que ficou encoberto com uma nevoa de fumaça trazida pelos ventos.

Para conter o fogo, a força de trabalho conta com cerca de 18 pessoas, entre civis e militares, que estão posicionados em pontos estratégicos com uso de equipamentos: abafadores, bomba costal d’água e assopradores. Além disso, dois caminhões-pipas estão transportando água para o local do incêndio.

Um dos focos ativos fica em uma localidade perto de um condomínio residencial, por isso a força de trabalho está concentrada neste ponto. Nenhum dano material foi registrado até momento, apenas ambiental.

O monitoramento do Comando Regional I, o fogo já consumiu cerca de 1.300 hectares. Além disso, vários focos de calor ainda estão ativos na vegetação.

Temperaturas que passam de 40° graus, baixa umidade do ar e vento forte, são fatores que dificultam o trabalho de combate, pois o fogo tem maior facilidade de propagação na vegetação. O CBM ainda não sabe qual é a origem deste incêndio, mas pelo fato de ter iniciado às margens da rodovia, a hipótese é que possa ter sido por alguma ação humana.

Vídeo e fotos: Luiz Alves/Secom




 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet