Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Secretário participou de coletiva

Governo de MT contraria Butantan e afirma que não assinou contrato para adquirir 500 mil doses da CoronaVac

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Governo de MT contraria Butantan e afirma que não assinou contrato para adquirir 500 mil doses da CoronaVac
O governo de Mato Grosso emitiu nota, na manhã desta quinta-feira (23), dizendo que não assinou qualquer contrato para a compra de vacinas com o Instituto Butantan. Na quarta-feira (22), o governo de São Paulo fez o anúncio do envio desta quantidade para o estado, alegando que já cumpriu com o acordo feito com a União.

A curta nota confirma que Mato Grosso não assinou contrato junto ao Instituto Butantan para a compra de mais doses de vacina.

Leia mais:
Após acordo com São Paulo, Mato Grosso recebe 500 mil doses da CoronaVac por aquisição direta

"O Governo de Mato Grosso esclarece que assinou um protocolo de intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 junto ao Instituto Butantan no início de 2021. A gestão estadual avalia se haverá a necessidade de aquisição futura do imunizante, tendo em vista a disponibilização de vacinas em larga escala pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde", diz trecho da nota.

Anúncio

Os Governos de Mato Grosso, Ceará, Espírito Santo, Pará e Piauí, firmaram acordo com o Governo de São Paulo e irão receber, no total, 2,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Mato Grosso receberá 500 mil doses. A aquisição direta das vacinas é possível pois o contrato do Instituto Butantan com o Ministério da Saúde terminou e não foi renovado.

No início do evento o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), citou que o governador Mauro Mendes (DEM) não estava presente, mas justificou a ausência e se desculpou. Ele também lembrou que vem a Mato Grosso na sexta-feira (24) e deve se reunir com Mauro. Apesar da ausência do governador de Mato Grosso, ele garantiu que o Estado receberá doses produzidas pelo Butantan.

Doria ainda citou que a CoronaVac, produzida também pelo Butantan, foi a vacina mais aplicada no mundo e 100 milhões de doses dela, produzidas em São Paulo, foram entregues ao Plano Nacional de Imunização (PNI) e distribuídas para todos os Estados brasileiros. Ele lembrou que o contrato com o Ministério da Saúde foi cumprido e agora é possível a aquisição direta pelos outros estados.
 
O Estado de Mato Grosso, que estava representado pelo secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, deverá receber 500 mil doses da CoronaVac. O cronograma de entrega ainda está sendo elaborado. O custo será o mesmo cobrado ao Ministério da Saúde, U$ 10,30 por dose.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet