Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

UFMT DESMEMBRADA

Durante evento em Sinop, ministro confirma projeto para criação de universidade federal na região Norte

Foto: Luis Fortes/MEC

Durante evento em Sinop, ministro confirma projeto para criação de universidade federal na região Norte
Como adiantado pelo Olhar Direto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou a criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso. Durante evento realizado nesta quarta-feira (29), em Sinop, o gestor afirmou que o projeto deve ser apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no próximo dia 15 de outubro, que marca o Dia do Professor. A proposta precisa ser aprovada pelo Congresso e define que a criação da nova unidade será feita por meio da divisão da Universidade Federal de Mato Grosso.


Leia também:
Ex-secretários, adjunto e servidores: veja quem são as pessoas e empresas alvos de operação da PF

No evento realizado em Sinop, 16 prefeitos da região mostraram ao ministro a importância de uma instituição de ensino autônoma. Entre os presentes, os senadores Wellington Fagundes (PL) e Carlos Fávaro (PSD) demonstraram apoio a criação da universidade.

Hoje, o campus da UFMT em Sinop conta com 3.200 alunos e cursos nas áreas de saúde, licenciaturas e ciências agrárias. Criada há 15 anos, ocupa área de 60 hectares. Outros 88 foram cedidos pela Prefeitura de Santa Carmem para implantação de uma fazenda experimental.





Wellington destacou que a criação da universidade na região é uma luta antiga e envolve unidades em outros municípios, como Rondonópolis. “São quase 30 anos de luta. A de Rondonópolis já está criada. É um sonho que se tornou realidade. Agora, queremos a do Norte e a do Araguaia”, disse o senador, que é relator setorial do orçamento da União – do ano que vem – para a Educação.

Depois de visitar Sinop, o ministro estará agora pela manhã em Rondonópolis e, à tarde, visita Várzea Grande e Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet