Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Projeto do BRT

Requalificação da avenida Filinto Müller terá bulevar com arborização e pretende melhorar passagem de pedestres

Foto: Reprodução

Requalificação da avenida Filinto Müller terá bulevar com arborização e pretende melhorar passagem de pedestres
O anteprojeto do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), que deverá ser instalado nas vias de Cuiabá e Várzea Grande, traz as adequações que devem ser feitas na avenida Senador Filinto Müller para a implantação do novo modal. O trecho deverá contar com um bulevar com arborização e pretende melhorar a passagem de pedestres.


Leia mais:
Anteprojeto do BRT prevê Parque Linear de 6 km no CPA com ciclovia e praças para lazer e esporte
 
A avenida conecta centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Cuiabá, que fica em Várzea Grande, Para a implementação do Sistema BRT, no seu trecho final próximo ao aeródromo, foi realizado uma reconfiguração viária onde a avenida, em sentido único, se conecta a uma rotatória, como parte do trajeto das linhas do BRT que partem do Terminal André Maggi e seguem para Cuiabá, passando pelo aeroporto.
 
Essa reconfiguração geométrica liberou parte o espaço atualmente ocupado pelas pistas de tráfego para ser incorporado à calçada norte da avenida, configurando um bulevar de cerca de 150m de extensão.
 
Embora a avenida hoje apresente um caráter de baixa densidade, esse segmento se localiza na frente do lote onde está sendo construído um hotel e do lado oposto da via em relação ao Várzea Grande Shopping, o que indica um potencial do local para receber mais pedestres do que atualmente.
 
O projeto considerou o desenho de um bulevar com arborização no passeio, canteiros laterais e a provisão de uma área central de permanência com um grande canteiro ajardinado, uma árvore de grande porte e assentos.
 
Ao mesmo o desenho organiza os fluxos de passagem de pedestres de maneira a evitar conflitos de circulação. Os acessos de veículos aos lotes lindeiros foram garantidos a partir da interrupção do canteiro lateral e instalação de rebaixamentos de guia para acesso de veículos.
 
Binário
 
Está previsto um binário com as avenidas Couto Magalhães e Filinto Muller. Sendo que esta última terá o BRT em faixa preferencial à direita junto ao passeio público; implantação de sentido único em ambas as pistas e manutenção do canteiro central (desnível entre pistas).
 
A Couto Magalhães terá BRT em faixa preferencial à direita; manutenção dos estacionamentos à esquerda e alargamento das calçadas nas estações A. Salem e Jaime Benevides.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet