Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

CÉU ESCURO

Nuvem de poeira encobre céu de cidade em Mato Grosso; veja vídeo

Foto: Reprodução

Nuvem de poeira encobre céu de cidade em Mato Grosso;  veja vídeo
Uma nuvem de poeira encobriu a cidade de Primavera do Leste (240 quilômetros de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (14). Em um vídeo que circula em grupos de WhatsApp é possível ver o céu escuro por conta do fenômeno.


Leia também:
Igreja é completamente destruída por incêndio em cidade de MT; veja foto e vídeo

Pelo tipo de solo mais avermelhado, locais como Tangará da Serra, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste tem mais chances de registras nuvens de poeira, conforme avaliação do professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor Rodrigo Marques.

Em setembro deste ano, Lucas do Rio Verde registrou o fenômeno antes de um temporal. Em 2019, diversos bairros de Primavera do Leste também foram encobertos pela poeira. Logo depois, houve registro de chuva na cidade.  

Cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás registraram tempestades de poeira recentemente. No interior paulista, seis mortes foram registradas. Segundo o ClimaTempo, esses fenômenos vão se tornar mais comuns devido às mudanças climáticas.

Ainda conforme o site, a sequência ruim de períodos chuvosos, com anos seguidos de chuva abaixo da média, deixou o solo muito seco, consequentemente, a terra que estava “solta” foi facilmente levantada pelos fortes ventos de quase 100km/h registrados durante os primeiros temporais da primavera.

Veja vídeo:
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet