Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Uso de máscara obrigatório

Com previsão de 20 mil visitantes aos cemitérios no Dia de Finados, administração pede antecipação de homenagens

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Com previsão de 20 mil visitantes aos cemitérios no Dia de Finados, administração pede antecipação de homenagens
O tradicional feriado de Dia de Finados será marcado por uma dinâmica escalonada e com um estrito protocolo de biossegurança nos três maiores cemitérios de Cuiabá. Entre as imposições, está, por exemplo, o uso obrigatório de máscaras e a proibição de realização de missas no interior dos recintos. Além disso, é recomendado que, a partir do dia 28 deste mês, os visitantes antecipem as visitas para evitar aglomerações.


Leia também:
Jovem vítima de colisão frontal com carreta na BR-163 morre após passar uma semana internado; veja vídeo do acidente

A Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios disse que as medidas foram planejadas com base no cenário de pandemia. Segundo projeções, é esperado que ao menos 20 mil pessoas compareçam aos cemitérios. As recomendações valem para os cemitérios da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte, unidades que são administradas pela companhia em Cuiabá. 

“Reiteramos, as recomendações para que os munícipes façam suas visitas e homenagens durante a semana de finados, como medida de prevenção, em um momento prevenção e cuidados é de suma importância evitar qualquer risco de exposição a aglomerações, desse modo preparamos os Cemitérios para recebê-los no decorrer da semana respeitando todas as medidas de precaução”, disse em nota. 

No mesmo documento, a empresa relembrou que em 2020 as atividades foram completamente suspensas, seguindo orientação do município e da Central municipal de serviços funerários. A nova programação só acontece devido a queda nos números de casos e óbitos e recentes flexibilizações realizadas pela Prefeitura de Cuiabá. 

Confira as recomendações da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios: 
  • Que as visitas aos Cemitérios sejam antecipadas durante a semana que antecede o dia de finados ou seja entre os dias 28/10/2021 a 02/11/2021, uma forma de evitar aglomeração e não privar os munícipes de prestar homenagens aos familiares e amigos que já faleceram, nesses dias os portões serão abertos às 06:30h e fechados às 18:00h ( NÃO FECHARÁ NA HORA DO ALMOÇO) fracionando as visitas nos Cemitérios durante a semana, para que não ocorra aglomeração no dia 02/11/2021.
  • Obrigatoriedade do uso de máscaras cobrindo a boca e o nariz durante a permanência nos cemitérios; Bem como a manutenção de todas as medidas de prevenção já praticadas e conhecidas pela população, como distanciamento físico, na portaria será disponibilizado álcool em gel 70%;
  • Os visitantes deverão levar suas próprias flores e vela, evitando o manuseio desses itens por outras pessoas;  As homenagens deverão ser mais breves possível, diminuindo o tempo de permanência no cemitério e evitando maior exposição ao risco de contaminação, além de evitar aglomeração; 
  • Diante da situação que enfrentamos a Cuiabana Administradora de Cemiterios em acordo com as paróquias: Nossa Senhora Mãe dos Homens, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora da Guia , São Gonçalo e Catedral Metropolitana de Cuiabá; Resolvem que as tradicionais missas do dia de Finados que em anos anteriores eram realizadas no interior e nas capelas dos Cemitérios, este ano com intuito de evitar aglomeração e seguindo as orientações e normas sanitárias,  serão direcionadas à capelas próximas aos Cemitérios com horários e locais definidos pelas Paróquias conforme tabela abaixo:
(Foto:  Empresa Cuiabana Administradora de Cemiterios 
  • Seguindo as orientações e mantendo as normas de prevenção ao contágio com o novo coronavírus, covid-19, não haverá a recepção dos munícipes com o tradicional café da manhã, bem como a distribuição de flores, serão mantidas apenas a distribuição de frascos de álcool em gel a 70% pelos colaboradores;
  • Serão disponibilizados banheiros químicos, bem como cadeira de  rodas, extintores de incêndio e água. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet