Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

HORAS DE ESPERA

Alta na gasolina e etanol incentiva migração para GNV e provoca filas 'quilométricas' em postos; fotos e vídeos

03 Nov 2021 - 17:02

Da Redação - Vinicius Mendes / Da Reportagem Local - José Lucas Salvani

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Alta na gasolina e etanol incentiva migração para GNV e provoca filas 'quilométricas' em postos; fotos e vídeos
Os constantes aumentos nos preços de combustíveis, principalmente gasolina e etanol, resultou em uma grande migração de motoristas para o Gás Natural Veicular (GNV). Os motoristas de aplicativo são a maioria dos que fizeram a migração. Com apenas três postos oferecendo o GNV, filas quilométricas têm se formado. Uma comissão foi montada para avaliar o problema e o MT Gás afirmou que novos terminais de abastecimento devem ser inaugurados.

 
Leia mais:
Após confusão na contagem dos votos, AL aprova proibição de gênero neutro nas escolas
 
O motorista de aplicativo Marcos Azevedo é um dos que mudou para o GNV. Ele trabalha há um ano com o combustível e viu as filas aumentarem consideravelmente de dois meses para cá. Com o preço de R$ 2,90 por metro cúbico, em comparação aos preços de quase R$ 6 reais por litro da gasolina e etanol, ele afirma que apesar da espera nas filas o GNV ainda vale a pena. Enquanto antes ele demorava 30 minutos para abastecer, agora é comum esperar mais de uma hora na fila.
 
“O GNV compensa, o negócio é que demora. Mesmo assim, com o gás compensando, a corrida não teve aumento, aí às vezes você perde um horário de tarifa dinâmica, que é curto o tempo, e a gente perde em fila. Agora o pessoal está aqui abastecendo para pegar a tarifa dinâmica do final do dia”, disse o motorista, que ficou duas horas na fila no último sábado (30). Ele não pensa em retornar para etanol ou gasolina.
 
Os motoristas de aplicativo Cloaldo Ferreira e Wellithon Brito chegaram na fila do posto que fica no cruzamento das avenidas General Mello e Miguel Sutil por volta das 15h10 de hoje (3). A expectativa deles é que abastecessem já por volta das 17h. Segundo eles o problema é que hoje, na capital, apenas três postos oferecem GNV.
 
“O que a gente imagina que aconteceu é que o valor do álcool subiu demais, aí a galera se sacrificou para colocar o kit gás, só que aí fica penando na fila. E a gente não consegue encher o cilindro na capacidade máxima. Quando a pressão está boa coloca mais, mas normalmente tem que voltar de duas a três vezes por dia para abastecer. Nossa expectativa é sair daqui lá por 17h. Nós chegamos aqui 15h10, quer dizer, duas horas parado aqui, perde muita corrida”.
 
Apesar do longo período de espera nas filas, os motoristas afirmam que o GNV ainda vale mais apena que etanol ou gasolina. “Não dá para voltar”, afirmaram.

O Governo do Estado está atuando para difundir cada vez mais o gás veicular. O MT Gás está empenhado em resolver o problema e ainda neste mês novos terminais de abastecimento devem ser inaugurados.

     



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet