Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Novembro Azul

Em Cuiabá, 40% dos casos de câncer são os de próstata

Foto: Ilustração

Em Cuiabá, 40% dos casos de câncer são os de próstata
O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens em Mato Grosso. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que taxa de incidência bruta da doença, prevista para até 2022, representa 34,47% dos casos totais de câncer no estado. Só em Cuiabá, ele está presente em 40,20% dos tumores previstos para o período.


Leia também:
Inac oferece exame gratuito de diagnóstico para prevenir câncer de próstata

Para o professor do curso de medicina da Universidade de Cuiabá, Carlos Evaristo Metello, a doença pode ser diagnosticada ainda no início, aumentando as chances de cura. O urologista diz que o câncer de próstata é silencioso quando está em sua fase inicial e aponta a importância de ter atenção aos sintomas.
 
“Pode-se sentir dificuldade em urinar, ou a necessidade de ir ao banheiro mais vezes durante o dia ou noite, por exemplo. Mas, por este tipo de câncer ter um desenvolvimento lento na grande maioria das vezes, os sintomas na fase inicial são muito raros. Grande parte dos sintomas urinários baixos são provenientes de uma patologia benigna, mas o câncer de próstata, quando se torna sintomático, já se encontra em fases mais avançadas. Por isso, é importante realizar os exames regularmente”.
 
O professor indica que o exame de toque e o de sangue (PSA) sejam feitos todos os anos por homens que tenham mais de 50 anos, ou a partir dos 45, caso exista histórico familiar. No entanto, destaca que o exame de toque é tão importante quanto o exame de sangue, onde ambos propiciam maior chance de identificação de anomalias.
 
“O toque também é essencial para o rastreio da doença. O tabu e o preconceito que existem em muitos homens, fazem com que se perca a oportunidade do diagnóstico precoce. É preciso combater este pensamento, pois as chances de cura são bem maiores quando a identificação é feita no início”, diz.
 
Carlos acrescenta que o toque retal é simples e rápido, podendo ser feito no próprio consultório médico. “Leva aproximadamente 5 segundos, e não causa dor. Este é o momento em que o médico avalia se existe algum nódulo ou se a próstata aparenta estar maior do que deveria, podendo então encaminhar o paciente para o tratamento mais adequado”, explica.
 
O especialista indica que, além do exame regular, os homens podem manter hábitos saudáveis no dia a dia, para prevenir não só o câncer de próstata, mas diversos tipos de câncer. “Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Além disso, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. O uso de hormônios sem orientação médica, prática muito observada hoje em dia, também deve ser evitada”, orienta o professor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet