Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

família é monitorada

Passageira que veio da África do Sul é vacinada e exames deram negativo duas vezes

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Passageira que veio da África do Sul é vacinada e exames deram negativo duas vezes
A passageiro de 28 anos que que desembarcou no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), após vir de Joanesburgo, África do Sul, é vacinada com as duas doses da Pfizer e os dois exames RT-PCR deram resultado negativo.


Leia também:
Passageira que veio da África do Sul descumpre isolamento e vai a shopping

Conforme relatório da Vigilância Sanitária, a passageira tomou a primeira dose em 20 de julho e a segunda no dia 2 de novembro. Ao chegar em Várzea Grande, ela descumpriu isolamento de 14 dias e foi no shopping com os filhos. 

Sobre o monitoramento dos passageiros que estavam no mesmo voo que a mulher, o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, afirmou ao Olhar Direto, que a Secretaria Municipal não tem autoridade para atuar dentro do aeroporto e que o controle neste local é feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Não temos autoridade para atuar dentro do aeroporto, esse controle é da Anvisa. Foi a Anvisa que comunicou o município e as medidas foram imediatamente tomadas. As primeiras recomendações, inclusive, vieram da própria Anvisa, no contato dela. Depois tomamos foram tomadas as medidas cabíveis”, diz.

“Ela tem uma situação tranquila, os testes todos negativos, ela também é vacinada com duas doses. É penas uma medida preventiva e que fique de alerta do risco. Quem sabe isso não possiblidade um despertar na população, pois parte dela já decretou por si próprio o fim da pandemia. Precisamos ter todos os cuidados necessários e deixar que a ciência decida isso”, acrescentou o secretário.

O descumprimento da quarentena foi descoberto quando os profissionais da Vigilância Sanitária foram até a casa dela, nesta terça-feira (30), e não encontraram ela no imóvel. Na oportunidade, foram informados que a mulher teria ido ao shopping com os filhos (uma menina de seis anos e um menino de 11) encontrar a irmã.
 
A avô na mulher fez uma ligação para a neta e passou o telefone para os servidores, que orientaram ela sobre a importância da quarentena obrigatória. Porém, conforme relatório, a mulher teria se mostrado resistente, justificando que não teria sido informada formalmente sobre necessidade. Na ocasião, também afirmou que estava em uma passagem rápida pelo Brasil apenas para buscar os filhos e que não conseguiram cumprir os 14 dias.

Depois da solicitação da Vigilância Sanitária, a mulher retornou para casa com os filhos, sendo que as duas crianças estavam no banco de trás sem máscaras. Em conversa com os servidores, afirmou que o email que recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientava sobre o aparecimento de sintomas. Sendo assim, ela não apresentava nenhum sintoma, teria realizado teste RT-PCR que deu resultado negativo e também teria tomado duas doses da vacina Pfizer.

Sobre os questionamentos levantados acerca da necessidade da quarentena, a Vigilância afirmou que a medida é independe de imunização com a vacina e de resultado de RT-PCR anterior negativo, pois ela poderia encontrar-se assintomática.

Após as orientações dadas pela equipe, um novo exame foi feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), cujo resultado deu negativo.  
 
A mulher e seus familiares estão sendo monitorados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet