Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

26.416 casos

Secretaria de Saúde emite alerta para municípios reforçarem medidas de combate à dengue

Foto: Fernanda Nazário | SES-MT

Secretaria de Saúde emite alerta para municípios reforçarem medidas de combate à dengue
Com o acúmulo de locais com água parada em decorrência do período chuvoso do verão – 21 de dezembro a 20 de março – as ações de combate à proliferação da dengue, zika e chikungunya devem ser intensificadas. A secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) emitiu alerta aos gestores municipais com objetivo de reforçar as ações preventivas e combativas, tendo em vista que 72 dos 141 municípios do estado estão com alto risco para as doenças. No período de janeiro a 13 de novembro, Mato Grosso registrou 26.416 casos de dengue e atingiu 758,1 de incidência para cada 100 mil habitantes.

Leia mais:
Cidade suspende aulas presenciais após surto de casos de Covid-19
 
O período do verão acarreta no aumento das chuvas que, consequentemente, corroboram com o acúmulo de criadouros do mosquito aedes aegypti em residências ou terrenos baldios. O alerta vem para reforçar ações conjuntas entre estado, municípios e população para o enfrentamento das morbidades.

 “A dengue não é mais uma doença sazonal para Mato Grosso e sim epidêmica. Com isso, há alto risco para esses agravos, o que coloca os gestores municipais em estado de alerta, sendo importante intensificar as ações preventivas de combate ao mosquito transmissor. A população pode contribuir nesse combate, limpando reservatórios de água e eliminando possíveis criadouros”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-MT  Alessandra Moraes.

Conforme dados do Informe Epidemiológico nº 15, que considera o período de janeiro a 13 de novembro, Mato Grosso registrou 26.416 casos de dengue e atingiu 758,1 de incidência para cada 100 mil habitantes. Do total de casos registrados no Estado, 29 correspondem à dengue grave, oito são óbitos confirmados e três são óbitos em investigação.

Os 10 municípios com maior registro são: Sorriso (3.990), Sinop (2.803) Nova Mutum (2.126), Alta Floresta (1.389), Nova Ubiratã (1.338), Colíder (1.175), Marcelândia (755), Primavera do Leste (623), Campo Verde (597) e Chapada dos Guimarães (551). Confirma a lista completa dos municípios no Informe Epidemiológico Nº 15 neste link.

Apenas dois municípios estão com alto risco para Zika sendo eles: União do Sul com 3.562 casos e Marcelândia com 10.499 casos. Nenhum município apresentou alto risco para chikungunya.

Segundo o Informe, Mato Grosso está em alerta desde 2020, quando foram registrados 45.816 casos de dengue e 18 óbitos em decorrência da doença.

Sintomas

A dengue e chikungunya são transmitidas pelo mesmo mosquito e apresentam sintomas parecidos. Os principais sintomas são: febre e náuseas, dor abdominal, exantema (irritação da pele), dor de cabeça, dor retroorbital (dor ao redor dos olhos) e principalmente dor abdominal.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet