Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

DEZEMBRO LARANJA

Unimed faz alerta para os cuidados preventivos no combate ao câncer de pele

Foto: Reprodução

Unimed faz alerta para os cuidados preventivos no combate ao câncer de pele
Jornada do Paciente Oncológico da Unimed emite comunicado alertando para ações de prevenção ao câncer de pele. A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Laranja, que visa espertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a pele, tendo em vista a incidência comum deste tipo de câncer.

Leia mais:
Clínica cuiabana traz tecnologia e qualidade de vida às crianças com deficiência em Mato Grosso

Conforme o comunicado emitido pela Unimed, o câncer de pele é o que tem maior incidência no país, correspondendo por 33% de todos os diagnósticos.
 
Exposição prolongada ao sol, histórico de câncer na família ou exposição à câmara de bronzeamento artificial estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, estima-se que o número de novos casos do tipo mais comum da doença (não melanoma), ultrapasse os 176,9 mil registros, sendo que destes 83,7 mil eram homens e 93,1 mil eram mulheres. Já os casos mais graves (melanoma), apesar de uma incidência menor, a previsão é que 8,5 mil novos casos no total. 
 
Anualmente, o Inca registra cerca de 185 mil novos casos, um número que por si serve de alerta e motiva campanhas de conscientização como o Dezembro Laranja. "O câncer de pele é mais comum e frequente, ainda mais na nossa região. Na maioria das vezes é curável, mas há tipos mais graves como o melanoma, por isso a importância do Dezembro Laranja. Um período para trabalhar com orientações e cuidados que previnem o desenvolvimento do câncer de pele", ressalta Alexandre Lima Marques, coordenador médico da jornada do paciente oncológico da Unimed Cuiabá. 
 
Os tumores malignos da pele classificam-se em dois tipos: melanoma e não melanoma. Para ambos os casos, um diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. 
 
 
JORNADA 
 
A Jornada do Paciente Oncológico tem como foco o atendimento humanizado do cliente. Ações desde a prevenção do câncer até o seguimento dos pacientes curados e/ou cuidados de fim de vida para aqueles com doença avançada, são priorizadas na campanha. 
 
Uma das ações preventivas é o rastreamento nos check-ups. Os pacientes precisam de orientações para que façam os exames certos e deixem de simplesmente agendar exames sem critérios médicos. Assim, com o diagnóstico precoce é mais fácil começar o tratamento certo o mais rápido possível. 
 
A Jornada do Paciente Oncológico parte de uma coordenação de atendimento e da disponibilidade de informações sistêmicas para todos os médicos envolvidos no tratamento do paciente oncológico. 


     
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet