Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Governo da Suíça aprova o primeiro fundo de criptos do país

Governo da Suíça aprova o primeiro fundo de criptos do país
A FINMA, Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça, recentemente aprovou o primeiro Fundo Nacional de Moeda do país, em setembro de 2021. Esse novo fundo vai acompanhar o desempenho oferecido pelo índice Crypto Market Index 10, que é administrado atualmente pela SIX Swiss Exchange.

 
Disponível apenas para os investidores que são qualificados, este fundo irá investir no setor de ativos digitais, que sejam baseados em tecnologia blockchain, ou em razão distribuída. O fundo vai ter sua gestão efetuada pela Crypto Finance, sua administração será através da PvB, e a custódia fica por parte do SEBA Bang, que recentemente conquistou a licença para atuar como um dos serviços de custódia com nível institucional.
 
O objetivo principal do fundo é medir, de forma que confiável, o desempenho dos principais criptoativos do mercado, fornecendo, assim, uma referência de investimento dentro desse setor de ativos.
 
Os reguladores do mercado suíço enfatizam diversas regras específicas, que devem ser seguidas, a fim de que o lançamento desse tipo de produto seja efetuado. Por exemplo, investimentos devem ser feitos em criptoativos que sejam estabelecidos no mercado, e que possuam um volume de negociação adequadamente grande.
 
Segundo a FINMA, esses fundos terão que fazer investimentos através de empresas que tenham sede em países que façam parte da FATF, a Força Tarefa de Ação Financeira,  e que estejam sujeitos a todas as exigências especificadas através das regras de combate à lavagem de dinheiro.

Existem fundos como esse no Brasil?Esse tipo de fundo já existe no Brasil há mais de três anos, sendo que o primeiro deles foi criado pela BLP Asset. Atualmente, existem mais de 19 fundos totalmente regulamentados pela CVM, que fazem aplicações no setor de cripto, com a maioria deles sendo oferecidos para investidores qualificados.
 
Por mais que no Brasil o setor de cripto ainda não seja completamente regulamentado, a verdade é que ele já vem se desenvolvendo há bastante tempo, principalmente pela falta de legislação. Entretanto, é muito importante que você saiba que, por mais que se trate de um mercado descentralizado, ainda assim é necessário que você declare as moedas virtuais que possui.
 
Para investir nesse tipo de ativo no Brasil, você pode tanto fazer um investimento através de um fundo, quanto fazer seus próprios aportes, sendo que eles devem ser realizados através de uma corretora desse mercado. Existem dezenas de corretoras diferentes para você escolher, cada uma delas com seus pontos positivos e negativos, que devem ser analisados, a fim de que você faça uma escolha adequada.

Como começar a investir em criptoPara começar a investir em ativos digitais de forma eficiente,recomendamos que, antes de mais nada, você comece a se instruir um pouco sobre esse setor. Dessa maneira, você vai conseguir evitar problemas, diminuindo muito a chance de cair em golpes. Um dos principais perigos desse mercado é a falta de informação. Sempre negociou numa plataforma regulamentada, como a Bitcoin Prime.
 
Você deve também escolher uma boa corretora, que seja de confiança, onde você possa comprar e vender os seus arquivos virtuais. Entretanto, não recomendamos que você mantenha seus ativos diretamente dentro da corretora, sendo mais indicado que você transfira para uma carteira cripto.
 
Essa é a parte fácil de investir no setor de criptos, mas o difícil mesmo é você conseguir acompanhar esse mercado volátil, sendo que a análise de gráficos dentro dele é complicada. Nada que com o tempo você não consiga entender, mas recomendamos que você comece a fazer seus aportes o quanto antes, para poder aproveitar o crescimento constante desse mercado.

Quando as criptos vão ser reguladas no BrasilAinda é muito cedo para definir uma data, entretanto, vários projetos de lei já estão circulando dentro do congresso, e nos próximos anos devemos ter uma resolução sendo oferecida. Enquanto isso, a melhor forma de você entender como o governo brasileiro vê o setor de cripto é através das decisões judiciais mais recentes em casos que envolvam o setor.
 
A regulamentação é algo positivo para esse setor, já que ela vai trazer mais segurança para os investidores, permitindo que eles possam ter um respaldo jurídico caso algum problema aconteça em seus investimentos. Enquanto isso não acontece, a melhor forma de você se proteger é se manter sempre bem informado.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet