Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cidades

números aumentaram

Raio mata quinze animais de rebanho bovino em assentamento em Mato Grosso; veja vídeo

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Raio mata quinze animais de rebanho bovino em assentamento em Mato Grosso;  veja vídeo
Quinze animais de um rebanho bovino morreram no último domingo (5) após a queda de um raio que foi registrada em um sítio do assentamento Ema, no município de Alto Paraguai (218 km de Cuiabá). Esta não é a primeira vez que a propriedade registra descargas elétricas, porém, é a primeia em que animais morreram. Segundo a Energisa, a incidência de raios em Mato Grosso neste ano teve um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado.

Leia também:
Comércio e Serviço Público: Veja o que abre e o que fecha no Dia da Nossa Senhora da Conceição em Cuiabá e VG

De acordo com Rosângela Ferreira da Silva, filha do proprietário do sítio, os pais estavam na propriedade no momento em que a descarga elétrica atingiu o rebanho. A mãe enviou um áudio para ela informando sobre o acontecido. 

“[Eles] estavam muito tristes pois conseguiram tudo com muito esforço e trabalho”, declarou Rosângela, ao comentar a situação atravessada pelos pais com a perda do seu rebanho. “Ficaram assustados, já é a segunda vez que cai raio lá, mas a primeira vez não aconteceu de morrer gados”. 

Imagens registradas pelos pais de Rosângela mostraram os animais caídos, mortos, no pasto após a queda do raio. 

Incidência de raios

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, de janeiro a novembro deste ano, foram registrados mais de 14,9 milhões de raios em Mato Grosso. Número que é 53,6% em relação ao ano passado. Para se ter uma ideia, em 2020, nesse mesmo período, foram contabilizadas 9,7 milhões de descargas elétricas.

O sistema de monitoramento climático dá apoio a operação da Energisa em Mato Grosso. As regiões norte e sul do estado foram as mais impactadas nesse período. Mesmo local onde estão as regionais de Sinop e Rondonópolis da Energisa, que atendem mais de 500 mil unidades consumidoras, o que equivale 36% dos clientes de todo o estado.

Assista o vídeo:


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet