Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

nova definição

Governo autoriza velório de vítimas da Covid-19 que tenham falecido após período de transmissão da doença; confira regras

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governo autoriza velório de vítimas da Covid-19 que tenham falecido após período de transmissão da doença; confira regras
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) autorizou a realização de velórios de vítimas da Covid-19 que tenham morrido após o período de transmissão da doença. A definição foi publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial do Estado (DOE). 


Leia também:
Cuiabá revoga exigência de passaporte da vacina em hospitais e órgãos públicos municipais

De acordo com o texto, embora não recomendado, o procedimento da cerimônia fúnebre será permitido quando o óbito ocorrer após o período de transmissão da doença, também considerada fase não infectante, que é o de 14 dias após a infecção. 

Ainda conforme a publicação, a liberação apenas será feita mediante a apresentação de declaração médica que ateste a condição não infectante da vítima. Além disso, o velório deverá ocorrer em ambiente aberto e ventilado, com número reduzido de pessoas. 

Outra definição é também a obrigatoriedade da distância entre os participantes, a obrigatoriedade de que, após cada velório, o local seja desinfetado e o estabelecimento de que os cemitérios deverão manter o atendimento das 7h às 18h, de forma ininterrupta, para agilizar o processo de sepultamento em casos de óbito por suspeita ou confirmação para Covid-19, dentro do período de transmissão da doença.

Leia a publicação no DOE na íntegra (CLIQUE AQUI).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet