Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Conscientização

Secretaria de Estado de Saúde adere campanha global de combate e prevenção a hanseníase

Foto: Reprodução

Secretaria de Estado de Saúde adere campanha global de combate e prevenção a hanseníase
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) adere a campanha global “Não Esqueça da Hanseníase”, idealizada pelo Embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa, como um apelo mundial para que a doença não seja esquecida em meio à pandemia de covid-19.


Leia também:
Cuiabá revoga exigência de passaporte da vacina em hospitais e órgãos públicos municipais

Na próxima sexta-feira (10), será realizada a assinatura do termo de adesão com o secretário de Estado de Saúde do Mato Grosso,Gilberto Gomes de Figueiredo; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso (COSEMS – MT), Marco Antonio Norberto Felipe; a coordenadora da Rede Universitária Estadual de Enfrentamento À Hanseníase No Estado De Mato Grosso (Rede Hans MT), Closeny Maria Soares Modesto; o coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan) de Cuiabá, João Victor Pacheco Fos Kersul de Carvalho; e o coordenador do Morhan Nacional, Artur Custódio.

As entidades se comprometem a promover a conscientização sobre a hanseníase e combater a discriminação sofrida pelas pessoas afetadas pela doença, contribuindo assim para sua eliminação no Brasil; divulgar a parceria junto aos seus colaboradores, fornecedores e veículos de comunicação das entidades, redes sociais e outras formas de contato com a população, utilizando a logo marca e tema da campanha;  organizar conjuntamente eventos e atividades de interesse mútuo; e participar das atividades e eventos realizados pelas entidades, bem como buscar envolver os órgãos do controle social. 

Cenário mato-grossense

Não Esqueça da Hanseníase (Don't Forget Hansen's Disease) é o mote da campanha global do embaixador da boa vontade da OMS, Yohei Sasakawa, para que os governos, as organizações e as pessoas não esqueçam a hanseníase em meio à crise da pandemia do covid-19.

O Brasil já apresenta consequências preocupantes deste cenário: o diagnóstico de novos casos da doença no país foi reduzido à metade entre 2019 e 2020, segundo dados do Boletim do Ministério da Saúde. O estado do Mato Grosso seguiu a tendência e apresentou uma redução de 43.06% na identificação de novos casos - de 4.424 (2019) para 2.519 (2020).

"Essa diminuição infelizmente não pode ser comemorada. Ela significa que, por conta da paralisação de políticas públicas de busca ativa de casos e das dificuldades de acesso aos serviços de saúde impostas pela pandemia (e pela gestão da pandemia no Brasil), novos casos deixaram de ser registrados e, assim, pessoas que deveriam estar em tratamento não contaram ainda sequer com o diagnóstico", afirma Artur Custódio, coordenador nacional do Morhan.

Estes casos não notificados nesse período correm risco de desenvolver um quadro de sequelas físicas irreversíveis. O tratamento e diagnóstico oportunos impedem o desenvolvimento de lesões na pele mais graves e o aparecimento ou a piora de incapacidades físicas, e também quebram a cadeia de transmissão, já que os pacientes em tratamento não transmitem a doença. Por isso, mais do que nunca, a conscientização e a mobilização para que os governos e as pessoas não se esqueçam da hanseníase são fundamentais.

Hanseníase

Hanseníase é uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos. Com o tratamento adequado, a partir da medicação e acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de saúde de todo país, a doença tem cura. A transmissão se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento afetadas pela doença na sua forma multibacilar. A partir do início do tratamento, a doença deixa de ser transmissível.

São sinais e sintomas da doença: Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade à dor, térmica e tátil; sensação de fisgada e formigamento ao longo do trajeto dos nervos dos membros; perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; pele seca; inchaço nas mãos e nos pés; inchaço e dor nas articulações; redução da força muscular nos locais em que os nervos foram afetados; dor e espessamento dos nervos periféricos; caroços no corpo; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral; feridas nas pernas e nos pés; e, nódulos avermelhados e/ou doloridos espalhados pelo corpo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet