Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Recuperação de áreas degradadas será debatida hoje em Sinop

O  ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger , estará hoje à tarde em Sinop ( 500 km ao Norte de Cuiabá ), para se encontar com o governador Blairo Maggi, secretários de Estado, ambientalistas, lideranças empresariais e com  os prefeitos dos 47 municípios mato-grossenses que fazem parte da Amazônia Legal e que figuram na lista dos que mais desmataram nos últimos tempos. 


A reunião servirá para que os representantes dos municípios debatam com a União opções viáveis sobre a construção de estradas vicinais e a recuperação de áreas degradadas. O objetivo geral do Plano BR-163 Sustentável é o de implantar um novo modelo de desenvolvimento e organizar a ação de Governo na sua área de abrangência, com base na valorização do patrimônio sociocultural e natural, na viabilização de atividades econômicas dinâmicas e inovadoras e no uso sustentável dos recursos naturais.

Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Daniel Vargas, “ a nossa preocupação é em elaborar, não uma obra física de construção da BR 163, mas muito além. O primeiro passo é pensar no processo de infraestrutura dando a ele uma importância social, econômica e ambiental.

 Os passos seguintes envolverão projetos de diversas naturezas, como recuperação de áreas degradas ao longo da Br 163, recuperar ás áreas degradadas, projetos sociais na área de educação. Todos podem ser combinados dentro desse projeto mais ambicioso que é o desenvolvimento sustentável. A Seplan tem um papel central nisso, porque ela coordena dentro do governo, as atividades das demais pastas” afirmou.

Quanto ao processo de regularização ambiental, o secretário de Planejamento Yênes Magalhães, disse que deve ser acelerado a partir desta semana. Ele adiantou que o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se comprometeu em dar uma resposta positiva sobre o MT Legal até esta quinta-feira (12 ). “O ministro disse ao governador que apenas um ponto do projeto estava tendo problemas jurídicos com o Ibama, porém se comprometeu a enviar uma resposta positiva. Mesmo que o projeto não tenha a ciência total, será possível iniciar sua aplicação”.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet