Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

VEJA CUIDADOS E SINTOMAS

Com aumento de 300% em unidade, Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre o vírus Inflluenza em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Com aumento de 300% em unidade, Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre o vírus Inflluenza em Cuiabá
Diante do expressivo aumento de casos de H3N2, subtipo do vírus Influenza A, em dezembro na capital, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta para doença. Foram elencadas medidas para a redução no risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, bem como ações gerais para sua prevenção e controle. Na última quinta-feira (23), O coordenador da Policlínica e da UPA do Verdão, Murilo Oliveira de Amorim, apontou um grande aumento nos atendimentos, com elevação de 300% de casos gripais na unidade.


Leia mais: 
Mais transmissível que o coronavírus, H3N2 tem causado pânico e lotado UPA’s

Pessoas com Idade acima de 60 anos ou abaixo de 2 anos; gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas, população indígena aldeada, e indivíduos com doença crônica foram classificadas pela pasta como tendo condições que possuem maior risco de desenvolver complicações da gripe.

Caso apresente dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou arroxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura, vertigem ou confusão mental, vômito persistente, convulsão e/ou demais sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde imediatamente.

A pasta apontou que a melhor maneira para prevenção da doença é a vacinação feita de forma anual, principalmente para os grupos prioritários. Medidas gerais de prevenção e controle também devem ser adotadas para a redução no risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias de grande infectividade, como o influenza.

Dentre as medidas elencadas, estão: frequente higienização das mãos; utilizar lenço descartável para higiene do nariz; cobrir nariz e boca quando espirrar e/ou tossir e higienizar as mãos após tossir e/ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e/ou garrafas; evitar contato próximo à pessoas que apresentem sinais ou sintomas da Influenza; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados; manter os ambientes bem ventilados; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Explosão de casos

As unidades de saúde da região metropolitana de Cuiabá apresentam alta incidência de casos de gripes em meio ao surto de H3N2, subtipos do vírus Influenza A, batizada de Darwin. O vírus, que é mais transmissível que o coronavírus e menos letal, tem causado pânico e lotado unidades de pronto atendimento (UPA’S). 

O coordenador da Policlínica e da UPA do Verdão, Murilo Oliveira de Amorim, explica que sentiu um grande aumento nos atendimentos, sendo que de novembro até o dia 23 de dezembro, houve  elevação de 300% de casos gripais na unidade. “As últimas três semanas foram um caos por conta da falta de informação para a população”, disse em entrevista ao Olhar Direto.

A influenza apresenta sintomas bem parecidos com os da Covid-19 e a transmissão ocorre da mesma forma. Porém, a gripe causa dores intensas durante 2 ou três dias. Murilo Oliveira pontua que a saturação do paciente acaba sendo um fator para diferenciar as doenças.

Várzea Grande
 

Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande atenderão, exclusivamente, casos de síndrome gripal, nos bairros Parque do Lago, Marajoara, 24 de Dezembro e Jardim Glória.

A estratégia foi levantada tendo em vista o aumento dos casos de gripe registrados. Em dezembro deste ano foram contabilizados 1300 casos somados nas Upas do Ipase e no Cristo Rei. 

Dados da Vigilância Epidemiológica da Saúde Municipal de VG apontaram para aumento nos casos de síndrome gripal. Em dezembro de 2020, foram registrados 135 casos na Upa do Ipase e 198 casos na Upa Cristo Rei, ambas unidades de referência. Nas mesmas unidades, porém, em dezembro deste ano, Ipase registrou 598 e 720 no Cristo Rei. Devido aos números elevados, a pasta teve que adotar nova estratégia para atendimento, visando evitar o aumento na proteção da população.

H3N2 Darwin no Brasil

De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a primeira identificação da nova cepa no país foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto em amostras da cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em todo mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves. O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A(H1N1) e o A(H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata.

Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadigas.

O aumento de casos pode estar associação à flexibilização das medidas de biossegurança e baixa cobertura vacinal, já que o imunizante atual não dá cobertura para a nova cepa e o ano passado teve foco na vacinação da Covid-19.   
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet