Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

​BOLETIM FIOCRUZ

Cuiabá está entre as 4 capitais com nível 'extremamente alto' de casos de gripe e em alerta sobre ocupação de UTI

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cuiabá está entre as 4 capitais com nível 'extremamente alto' de casos de gripe e em alerta sobre ocupação de UTI
O Boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz nesta terça-feira (25) apontou que Cuiabá está com tendência "extremamente alta" de crescimento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Uma nota técnica do Observatório Covid-19, da Fiocruz, ainda apontou que a capital mato-grossense é uma das nove que está em zona de alerta crítico sobre taxa de ocupação em UTIs. O levantamento considerou os dados até a semana epidemiológica 03 de 2022.


Leia mais:
Boletim da Fiocruz aponta que MT tem maiores taxas de ocupação de UTI e de incidência de SRAG

Segundo a Fiocruz, indicadores de tendência atual dos casos de SRAG são estimativas obtidas através da análise do perfil de variação no número de novos casos semanais durante as últimas três semanas, para o curto prazo, e seis semanas, para o longo prazo.

 Isso significa que, se houve, em média, crescimento no número de novos casos nas últimas três semanas, o indicador de curto prazo apresentará tendência de crescimento para a semana atual. Da mesma forma, se foi observado, em média, crescimento durante as últimas seis semanas, o indicador de longo prazo apresentará tendência de crescimento para esta semana.



"Por se tratar de uma avaliação estatística, a tendência é apresentada em termos de probabilidade de estar ocorrendo queda ou crescimento. Quando essas probabilidades forem menores de que 75% para ambos sentidos, temos indicação de estabilização ou oscilação sem aumento ou redução significativa ao longo do período em questão", diz trecho do documento.

Conforme o boletim, 25 das 27 unidades federativas do Brasil apresentam sinal de crescimento de tendência, de longo prazo. Todos os estados que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo estão com o indicador em nível forte (probabilidade > 95%), exceto Roraima que apresenta sinal moderado (probabilidade > 75%). Os indicadores de transmissão comunitária apontam que Cuiabá é uma das quatro capitais no país com nível extremamente alto.



"Das 27 capitais, nenhuma integra macrorregião de saúde em nível pré-epidêmico ou epidêmico, 9 estão em macros em nível alto (Belém, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e Vitória), 14 em nível muito alto (Aracaju, Boa Vista, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Rio Branco, São Paulo e Teresina), e 4 em nível extremamente alto (Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Cuiabá)".

Taxa de internação

A nota técnica do Observatório Covid-19, da Fiocruz, divulgou que entre os dias 17 e 24 de janeiro foram registrados acréscimos no número de leitos de UTI SRAG/Covid-19 para adultos na maioria dos Estados brasileiros. Em Mato Grosso, segundo o levantamento, o aumento foi de 160 para 201 leitos.

Na contramão da maioria dos Estados, Mato Grosso é um dos três Estados onde houve diminuição da taxa de ocupação de leitos de UTI, indo de 84% para 78%. Porém, quando se analisa apenas os dados das capitais, Cuiabá está entre as nove que estão na zona de alerta crítico: Porto Velho (89%), Rio Branco (80%), Macapá (82%), Fortaleza (93%), Natal (percentual estimado de 89%), Belo Horizonte (95%), Rio de Janeiro (98%), Cuiabá (89%) e Brasília (98%).


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet