Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Educação

prova aplicada no domingo

Candidatos relatam uso de celular, ausência de detector de metal e 'distração' de fiscais em concurso da Segurança

Foto: Ilustração

Candidatos relatam uso de celular, ausência de detector de metal e 'distração' de fiscais em concurso da Segurança
Candidatos que fizeram o concurso da Secretaria de Estado de Segurança Pública, neste domingo (20), denunciaram ao Olhar Direto problemas na fiscalização e organização da segurança para a realização do certame. Conforme relato, houve casos em que a fiscal da prova mexia no celular em vez de ‘cuidar’ da sala, concorrentes que saíram mais de uma vez da prova para usar aparelho telefônico, mais de duas idas ao banheiro que não tinha detector de metais no momento da revista e tolerância ao atraso. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), responsável por aplicar a prova, ainda não se posicionou sobre as reclamações.


Leia mais: 
Cuiabano pagaria R$ 50 mil para policial penal fazer concurso da Sesp em seu lugar; veja quem são
 
Concurseira que realizou a prova na Universidade Federal de Mato Grosso, na sala 8 do bloco de zootecnia, afirmou à reportagem que outro concorrente entrou com celular. Disse ainda que viu concorrente mexendo na bolsa e conversando durante a realização da prova. Questionada sobre a fiscal que avaliou a execução da prova, a fonte respondeu que “só tinha uma senhora, que ficou sentada no celular”, pontuou.

Candidato que fez o certame no bloco de direito da UFMT, reclamou dos mesmos problemas ao Olhar Direto. Segundo ele, em sua sala não havia detector de metal e os concorrentes estavam entrando nas salas com telefone. “Falei com uma conhecida ela fez para perito, a sala dela o pessoal entrou com celular”, contou.

Advogada que fez a prova em VG, na  E.E Prof. José Mendes Martins, relatou que viu  "a falta de detector de metais, falta do colhimento da biometria, fiscais mexendo no celular, a não conferência das provas no lacre, os gabarito sendo entregues sem o lacre". 

Outra candidata também entrou em contato para denunciar adversidades enfrentadas na prova. Ela manifestou sua insatisfação com a desorganização e com a falta de respeito às pessoas que estão concorrendo a um cargo público. Pontuou sobre a falta de detector de metais, o livre trânsito de candidatos entre sala e banheiro. “Os fiscais das salas eram desatentos, poderia usar o celular para fazer a prova”, finalizou.

Posicionamento da Sesp

Procurada, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, esclareceu que, mesmo sendo responsável pelo concurso, contratou a UFMT para a realização e aplicação das provas. Até o fechamento dessa reportagem, a UFMT não havia se posicionado. O espaço segue aberto.

Em relação ao caso de escândalo de fraude no certame, a pasta pontuou que “a Polícia Civil, por meio do Núcleo de Inteligência, teve resposta rápida a um caso ocorrido no município de Cáceres. Os quatro suspeitos foram presos antes mesmo de terem acesso a sala de aula e a prova do concurso”.

Denúncia obtida pela Polícia Civil de Cáceres relata que Carlos Eduardo de Miranda Coene, 43 anos, teria pago R$ 50 mil para o policial penal Luiz Antônio D Agosto, 40 anos, fazer a prova do concurso público da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) em seu lugar.

Além dele, foram presos Marcos Aurelio Conceição, 37 anos, e Denilton Dias Feitosa, 41 anos. Todos os detidos são de Cuiabá e alunos de um curso preparatório de Luiz Antônio.


Após investigação para apurar denúncia de que um candidato teria contratado uma pessoa para fazer a prova em seu lugar, a equipe da Polícia Civil esteve na Escola Estadual União e Força, onde Luiz Antônio fazia a prova no lugar de Carlos Eduardo.

Luiz Antônio teria trocado a foto do Registro Geral de Carlos Eduardo e vice-versa. Ao ser questionado sobre a fraude, o policial penal disse que Carlos Eduardo seria ruim em redação e por isso, estaria fazendo a prova em seu lugar.

Enquanto isso, Carlos Eduardo se passava por Luiz Antônio na Escola Estadual Rodrigues Fontes. Ele também foi retirado da sala e ao encaminhá-lo para a viatura, os investigadores notaram um volume na sua cintura.

Ele confessou ser um celular, que estava envolto em material com silicone para tentar dissimular o sinal e a fiscalização. Disse ainda que pelo celular, o falso candidato (professor), que faria a prova em outro local, passaria as respostas da prova.

O professor de cursinho confessou que mais dois comparsas também estavam envolvidos na fraude e seriam beneficiados. Estes dois foram identificados como Marcos e Denilton e conduzidos à Delegacia de Cáceres.

Com eles também foram encontrados aparelhos celulares escondidos em uma caixa de silicone, como tentativa de burlar a fiscalização. Conforme declarações dos suspeitos, eles haviam combinado com o professor, sinais para o recebimento das respostas da prova. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet