Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Educação

EE Dom Francisco de Aquino Corrêa

Após anúncio de desligamento, estudantes de Cuiabá protestam: "Não fechem nossa escola"; veja vídeo

Foto: Reprodução

Após anúncio de desligamento, estudantes de Cuiabá protestam:
A comunidade escolar da Escola Estadual (EE) Dom Francisco de Aquino Corrêa está revoltada com o anúncio pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT) do fechamento da unidade escolar, que fica no bairro Jardim Europa, em Cuiabá. A unidade atende cerca de 160 alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). 


Leia também:
Policiais penais descobrem túnel em cela com 22 membros do Comando Vermelho

De acordo com denúncia de membro da comunidade escolar, que preferiu não se identificar, os pais foram pegos de surpresa. Isto porque, segundo o denunciante, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) disse que reformaria a escola e, enquanto isso, os alunos teriam aula no prédio desativado do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon). 

Nesta terça-feira (22), porém, a gestão escolar da EE Dom Francisco de Aquino Corrêa convocou uma reunião, onde informou que a unidade seria desativada. O integrante da comunidade escolar contou que a justificativa apresentada na ocasião foi a condição precária da escola. Entre os argumentos, foi apontada como condenada a parte elétrica da unidade. 

Durante o encontro, foi informado que os alunos da EE devem ser remanejados para a EE Santos Dumont, no bairro Dom Aquino, e para a EE de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (EEDIEB) Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, no bairro Bandeirantes, ambas em Cuiabá. 

Além desse agravante, que refere-se à dificuldade que deve ser enfrentada pelos estudantes em suas transferências, outro fator é ainda a questão dos professores e profissionais de limpeza que atuam na unidade. “Não sabem como serão redistribuídos por conta das suas cargas horárias”, disse o denunciante. 

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, alunos protestaram contra o anúncio do fechamento da EE. Em um coro, os adolescentes direcionam uma mensagem à pasta da educação no Estado. "Somos alunos do Dom Francisco. A Seduc quer fechar a nossa escola. Não fechem nossa escola". 

Veja vídeo:


O que diz a Seduc 

A reportagem entrou em contato com a Seduc-MT para questionar sobre a situação da EE Dom Francisco de Aquino Corrêa. Em nota, a pasta apontou os motivos que levaram a decisão de desativação da unidade. Por fim, a Secretaria disse que nenhum aluno terá prejuízo nas aulas, uma vez que todos serão reordenados para a EE Santos Dumont e para a EE de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (EEDIEB) Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto.

Leia a nota na íntegra:

Em relação a Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa, no Bairro Jardim Europa, em Cuiabá, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT) esclarece que: 
 
1 – A Unidade Escolar foi construída há mais de 30 anos em terreno que hoje está 80 centímetros abaixo do nível da rua. Por conta disso, enfrenta constantes problemas com a invasão de enxurrada durante o período das chuvas, além de sofrer com as deficiências no esgotamento sanitário. Outro problema recorrente são as inundações ocorridas no Rio Cuiabá, o que também provoca alagamentos e queima da bomba d’água que abastece o reservatório principal da escola. Diante da situação, a estrutura física não oferece condições adequadas de uso como unidade escolar. 
  
2 - Desde 2021 a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT) tenta locar imóvel adequado para a transferência da Unidade Escolar. Uma dessas tentativas foi com os proprietários da antiga sede da UniRondon, na Avenida Beira Rio, o que não foi possível em decorrência de entraves jurídicos. 
 
3 - Diante da impossibilidade de se localizar nas imediações um prédio adequado para a transferência dos alunos da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa, foi decidido pelo reordenamento dos estudantes para outras duas unidades escolares próximas. A decisão foi tomada em 21 de fevereiro entre representantes da Secretaria-Adjunta de Gestão Educacional da Seduc, da Diretoria Regional de Ensino (DRE), diretores das escolas envolvidas, além de outros técnicos da Seduc. 
 
4 - A Secretaria de Estado da Educação ressalta que os alunos matriculados na Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa participam de aulas remotas desde o início do ano letivo de 2022, sem qualquer prejuízo ao ano letivo. Em março, as turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão reordenadas para a Escola Santos Dumont, no Bairro Dom Aquino. A estrutura desta escola estará disponível para a Seduc no período diurno. As turmas do Ensino Médio irão para a Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica Antonio Cezario Neto, no período matutino. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também serão reordenados na escola Antonio Cezario Neto, para o período noturno.  
 
5 - Secretaria de Estado da Educação reforça que nenhum aluno da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa está sem aula desde o início do ano letivo de 2022 e serão reordenados sem qualquer prejuízo para a rotina das aulas. 

ATUALIZADA ÀS 12H -  A reportagem atualizou de 650 para 160 a quantidade de alunos da EE Dom Francisco de Aquino Correa. O número informado pela pasta é menor do que foi denunciado à reportagem. Por isso, pedimos desculpas pelo erro. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet