Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MARÇO AZUL MARINHO

Unimed realiza campanha de conscientização para ações preventivas para o câncer de intestino

Foto: Reprodução/Ilustração

Unimed realiza campanha de conscientização para ações preventivas para o câncer de intestino
A Unimed Cuiabá realiza neste mês a campanha 'Março Azul Marinho', com objetivo que conscientizar a população quanto ao terceiro tumor mais frequente no Brasil, o câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, ou de cólon e reto. A prevenção da doença é o foco da campanha Aquarela da Saúde, que realiza um conjunto de ações pragmáticas e orientações estratégicas com o intuito de estimular a qualidade e o estilo de vida.


Leia mais: 
Cuiabá vai realizar mais de 11 mil cirurgias eletivas de média e alta complexidade
 
Sinais sutis, como um desconforto abdominal ou mudanças no hábito intestinal, não devem ser negligenciados e exames específicos devem entrar na rotina das pessoas a partir dos 45 anos, em alguns casos como os genéticos, até antes disso. Também é importante lembrar de que o exame de colonoscopia deve fazer parte da rotina destes grupos.
 
Pessoas com idade igual ou acima de 50 anos têm mais chances de desenvolver o tumor. As condições hereditárias e laborais também entram no aumento de risco de surgimento do câncer de colorretal.
 
"O desenvolvimento da doença depende de fatores genéticos, ambiental e alimentar, mas a maior incidência é ambiental e alimentar. Falta de atividades físicas, grande ingestão de carne, tabagismo são algumas situações de risco", pondera Mardem Machado, especialista em coloproctologia.
 
Sintomas

Sangue nas fezes; Alterações dos hábitos intestinais (diarreia ou prisão de ventre persistente); Desconforto abdominal; Cólica;  Dor na região anal;  Fraqueza;  Anemia e emagrecimento repentino.

Prevenção

Procure manter um peso adequado; Tente incluir uma atividade física em sua rotina; Dê preferência a uma alimentação mais saudável;  Reduza ao mínimo o consumo de embutidos e carne vermelha;  Não fume e nem se exponha ao tabagismo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet