Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

retomará convívio familiar

Paciente de 80 anos com câncer de pele recebe prótese de nariz

Foto: Assessoria

Paciente de 80 anos com câncer de pele recebe prótese de nariz
Simão Aquino da Costa, de 80 anos, ganhou prótese de nariz individualizada e anatomicamente caracterizada para seu rosto, feita pelo Setor de Odontologia do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), com apoio da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, nesta segunda-feira (28). A prótese devolveu a Simão diginidade e retomada de seu convívio familiar, principalmente com seus netos. 


Leia mais: 
Técnica de enfermagem perde seio por câncer de mama após diagnóstico alegar que massa era apenas gordura
 
Enfrentando câncer de pele chamado carcinoma basocelular, Simão recebeu a prótese que foi feita de silicone e teve que ser moldada ao seu rosto, ajustada por meio de fotos antes da cirurgia. Morador de Nossa Senhora do Livramento, Simão teve q fazer cirurgia para retirada do nariz, e pelos últimos seis meses, tem convivido com um buraco na face.

A filha de Simão., Jania Antônia da Costa, contou ao HMC que o buraco no rosto o incomoda muito, pelo fato de que gera medo em seus netos. Pontuou que agora, com a prótese, ele poderá voltar a sorrir e se relacionar normalmente com a família.
 
O procedimento foi conduzido pela Protesióloga Bucomaxilofacial do HCanMT Maria Carmen Volpato (CRO 2144) e pela Técnica em Prótese Dentária Ana Maria Zanata (CRO 088). Maria pontuou que as próteses garantem reconstrução e permite que o paciente retorne ao seu convívio social. Explicou, também, que devolve a dignidade e “principalmente a vontade de viver”. Além disso, serve de proteção para a ferida cirúrgica, minimizando infecções.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet