Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

contas anuais

Dívida ativa de Mato Grosso cresceu 17%, aponta relatório do TCE

Foto: Rogério Floretino/Olhar Direto

Relator do processo, Campos Neto, aprovou as contas do governo

Relator do processo, Campos Neto, aprovou as contas do governo

A dívida ativa de Mato Grosso no ano de 2020 cresceu 17,79% em relação ao estoque do exercício de 2019, de acordo com relatório elaborado por técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) durante análise das contas anuais do governo estadual.  


Leia mais:
TCE aprova relatório e Sefaz tem 120 dias para explicar como dará fim a fila de processos parados para melhorar arrecadação

Em decisão do dia 3 de maio, o TCE aprovou as contas do governo. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (12) no Diário de Contas. O relator das contas do governo, Campos Neto, determinou a abertura de auditoria pela Secretaria de Controle Externo (Secex) para avaliar o crescimento da dívida. A sugestão de abertura de auditoria partiu do conselheiro José Carlos Novelli.  

A dívida representa o estoque de impostos devidos ao fisco estadual. “O recebimento da Dívida Ativa representa, em relação ao seu estoque, o resultado do esforço para resgatar direitos em posse de contribuintes que não cumpriram com as suas obrigações fiscais, e fornece claras evidências do desempenho das administrações na cobrança desse passivo”, diz trecho do relatório do TCE.  

Segundo o relatório, o crescimento da recuperação dos créditos da dívida ativa foi baixo em relação ao volume aumento. Entre 2019 e 2020 o saldo o aumento de recuperação desses créditos foi de 0,31%.  

Dívida pública 

Também ocorreu aumento da dívida pública do estado entre 2019 e 2020. Entre 2019 e 2020 houve aumento de 5,87%. Em 2020 a dívida pública do estado chegou a R$14,6 bilhões.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet