Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Conab vai subsidiar escoamento da safra de milho em Goiás

Agricultores que cultivam milho em Goiás ganharam um novo apoio da Conab para vender sua colheita. A estatal vai realizar nesta quinta-feira (19) um leilão de Prêmio para Escoamento (PEP) de 50 mil toneladas do cereal. O objetivo da operação é apoiar a comercialização no estado e transportar o produto para as regiões Norte e Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.


O último leilão de PEP para Goiás foi realizado em janeiro, quando avicultores, suinocultores, bovinocultores e indústrias de ração animal receberam aproximadamente R$ 5 milhões em subvenção para transportar 120 mil toneladas de milho para fora do estado. Desde então, a estatal passou a negociar contratos de opção, mecanismo usado pelo governo para comprar a antecipadamente a produção.

Com uma colheita para safra 2008/09 prevista em 4,10 milhões de toneladas, Goiás é o quarto maior produtor de milho do Brasil. A produção local equivale a quase toda colheita da região Nordeste e a 8,15% do milho colhido no país. O maior produtor nacional é o Paraná, com 11,83 milhões de toneladas.

Contratos de Opção – A Conab também ofertará contratos de opção para cerca de 78,5 mil toneladas de milho produzido em Goiás. Além de produtores goianos, participam deste leilão os agricultores do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No total, a estatal vai leiloar 29.342 contratos para 792,23 mil toneladas de milho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet