Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

aquecimento global

Cidade de MT figura entre as 10 do País que mais emitem gases do efeito estufa

Foto: CBMMT

Cidade de MT figura entre as 10 do País que mais emitem gases do efeito estufa
Colniza está entre os dez municípios brasileiros que mais emitem gases do efeito estufa — causadores do aquecimento global. O dado é referente ao ano de 2019 e foi divulgado, nesta segunda-feira (13), pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).


Leia também:
Polícia identifica empresa de fachada que movimentou R$ 114 milhões e notifica devedores

De acordo com a plataforma do SEEG, no total, o município emitiu 13,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono (MtCO2e) em 2019, figurando na 9ª colocação entre os que mais emitiram gases de efeito estufa (GEE) no País. O setor responsável pela maior quantidade de emissão é o de “Mudança de Uso da Terra e da Floresta”, que corresponde a 12 MtCO2e, ou 89,5% do total. 

Ainda conforme o SEEG, nesta categoria, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão relacionadas à mudança do uso do solo no município: responsável por 11 MtCO2e. A queima de resíduos florestais, por sua vez, foi responsável pela emissão de 964,5 mil tCO2e.

Segundo o SEEG, na mudança de uso do solo, as emissões ocorrem quando ocorre, por exemplo, a conversão de floresta para pastagem ou agricultura. Esse processo gera emissões de CO2 pela perda de estoques de carbono na retirada da floresta e sua queima. 

Já a queima de Resíduos Florestais consiste nas emissões por queima de biomassa florestal para lenha ou para uso madeireiro. O SEEG destaca que esses gases possuem mais capacidade de acelerar o efeito estufa do que outros.

O setor da agropecuária, por sua vez, com a emissão de 64,3 mil tCOe, corresponde a 10% da produção dos GEE em Colniza, segundo o SEEG. Dentro desta categoria, a pastagem é a maior responsável pelas emissões (35,2 mil tCO2e), seguido dos gados de leite (29 mil tCO2e).  

Ranking no País

Altamira (PA), São Félix do Xingu (PA) e Porto Velho (RO) lideram entre os 5.570 municípios brasileiros. Todas as oito cidades da Amazônia estão no topo da lista pelo mesmo motivo: desmatamento. A região Norte representa 60% de todo o carbono liberado no país.

Municípios e emissões de gases do efeito estufa:
  1. Altamira – 35,2 MtCO2e
  2. São Félix do Xingu – 28, 9 MtCO2e
  3. Porto Velho – 23,3 MtCO2e
  4. Lábrea – 23,2 MtCO2e
  5. São Paulo – 16,6 MtCO2e
  6. Pacajá – 16,2 MtCO2e 
  7. Novo Progresso – 14,9 MtCO2e
  8. Rio de Janeiro – 13,8 MtCO2e
  9. Colniza – 13,5 MtCO2e
  10. Apuí – 12,5 MtCO2e
Metodologia

A estimativa por município feita pelo SEEG, projeto do Observatório do Clima, organização com mais de 70 representantes da sociedade civil, é gerada segundo as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) com base nos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet