Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Recursos do Fundeb

“A educação brasileira não tem um dia de paz”, diz Rosa Neide sobre vetos de Bolsonaro a PLP

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

“A educação brasileira não tem um dia de paz”, diz Rosa Neide sobre vetos de Bolsonaro a PLP
A deputada federal Rosa Neide (PT) lamentou os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PT) à compensação prevista aos estados diante do ‘teto’ estabelecido ao ICMS pelo projeto de lei complementar (PLP 18/2022). Segundo a parlamentar, “a educação brasileira não tem um dia de paz”.


Leia também:
Wellington diz que Bolsonaro vetou compensação aos Estados por perda de ICMS porque dispositivo cria encargo para União

Bolsonaro sancionou, na última quinta-feira (23), o PLP que limitava o ICMS de produtos essenciais a 17%, mas vetou a compensação aos Estados, mas vetou algumas compensações que estavam previstas.

Um dos vetos, por exemplo, foi em relação ao dispositivo que previa que, em caso de perda de arrecadação provocadas pelo teto do ICMS, a União deveria compensar os Estados para que os pisos constitucionais da saúde, da educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) não fossem afetados.

“Bolsonaro acaba de retirar entre 20 e 30 bilhões de reais do Fundeb com um veto na lei que reduz o ICMS dos combustíveis”, lamentou Rosa Neide em suas redes sociais. “Com muita articulação e mobilização o Congresso Nacional aprovou uma emenda na lei que assegurava que a saúde e a educação não teriam perdas. Foi essa emenda que o presidente da República vetou”. Segundo a petista, agora o objetivo é conseguir mobilizar os colegas da Câmara dos Deputados para que o veto seja pautado e derrubado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet