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Botelho afirma que foi ludibriado ao destinar emenda de R$ 450 mil para 'Casa Digital': "muita tristeza e de certa forma até envergonhado"

27 Jun 2022 - 14:40

Da Redação - Airton Marques / Isabela Mercuri

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Botelho afirma que foi ludibriado ao destinar emenda de R$ 450 mil para 'Casa Digital':
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (UNIÂO) disse estar envergonhado por ter sido “ludibriado” ao apresentar emenda de R$ 450 mil para o programa Casa Digital Mato Grosso. O parlamentar explicou que o objetivo era apoiar uma iniciativa que iria capacitar influenciadores digitais a divulgarem o turismo mato-grossense e não patrocinar um reality show, ao estilo do Big Brother Brasil.


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“[Vejo] com muita tristeza e de certa forma até envergonhado, por ter sido ludibriado e usado para isso. O objetivo não era esse, era treinar mais de mil pessoas a levar as belezas de Mato Grosso. Não tinha nada de reality, confinamento; coisa que nem gosto. Estou pedindo para o MPE e a Secel tomarem as providências. Infelizmente fui usado. Aconteceu e vamos tomar providências, além de tomar mais cuidado daqui pra frente. Pedir desculpas, pois condeno essas coisas, condeno a aplicação [de emendas] dessa forma. Jamais faria isso. Agora é seguir a vida e tomar providências. Daqui pra frente vou analisar melhor os projetos”, afirmou Botelho nesta segunda-feira (27).

No último final de semana, o apresentador Jajah Neves utilizou suas redes sociais para negar que o programa Casa Digital MT seja um reality show. Ainda nas publicações, defendeu o pedido de investigação apresentado pelo autor da emendes, deputado Eduardo Botelho (União), ao Ministério Público Estadual (MPE).

Jajah afirmou que as informações sobre o programa foram deturpadas, já que o Casa Digital MT se trata de uma imersão para capacitar os influenciadores a divulgar as potencialidades turísticas. “Infelizmente, as pessoas gostam de apedrejar aquilo que nem sabe do que se trata. O Estado de Mato Grosso está acontecendo um divisor de águas, aonde está capacitando influenciadores e vendendo as capacidades turísticas. O fundamento da Casa Digital é preparar qualificar capacitar influenciadores”, disse.

O programa confinou dez blogueiros e influenciadores por oito dias em uma chácara do distrito de Bom Sucesso, em Várzea Grande. Nesse período, tiveram que produzir conteúdos promovendo as atividades turísticas. O ganhador, segundo perfil oficial do programa, foi o influencer Leo Macedo, que ganhou R$ 16 mil.

Segundo Botelho, as emendas parlamentares são encaminhadas a partir de pedidos levados ao parlamentar. “A pessoa traz uma ideia para o deputado colocar no orçamento. O deputado coloca, daí não é o parlamentar analisa o que será feito. Eu coloquei orçamento para a Secel para treinar influencers. Agora, daí pra frente, como vai ser feito, não é o deputado que faz. A pessoa entra com o projeto na secretária e é a Pasta que aprova. Foi isso que é feito”, completou.

No termo de fomento publicado no Diário Oficial do Estado, aparece como objeto do convênio “Realizar o reality INFLUENCIADOR DIGITAL (Casa Digital)”, com valor de R$ 450 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado Eduardo Botelho.

“Não era isso que me mostraram. Se realmente teve confinamento, Big Brother, tem que inclusive devolver o dinheiro”, lamentou o deputado, que participou do lançamento do evento. “Quando cheguei lá vi que não parecia bem, achei que seria uma aula, não sabia direito. Depois que fui saber que teria um confinamento”, completou.

A associação se manifestou por meio de nota:

Nota à imprensa


Em virtude da repercussão em torno do reality show "Casa Digital", a Associação Dos Artistas, Compositores, Músicos E Produtores (ACMP) vem prestar esclarecimentos à sociedade.

De início, importante informar que o principal objetivo do projeto é a formação e capacitação de influenciadores digitais locais, cuja metodologia aplicada fora a imersão dos mesmos em local específico para essa finalidade, e o resultado dos trabalhos realizados pelos mesmos, fora a divulgação da cultura, turismo e gastronomia mato-grossense em mídia digital.

A capacitação e treinamento ocorreu tanto para os influenciadores participantes da Casa Digital, como para os demais e sociedade em geral, na medida que todas as palestras e cursos ministrados, foram divulgados em tempo real, e encontram-se disponíveis para acesso permanente de todos, envolvendo a participação de profissionais e professores renomados no Brasil, inclusive tendo havido a aplicação de provas teóricas, avaliações e certificados aos participantes.

A "Casa Digital" no formato de REALIDADE VIRTUAL, buscou adaptar os projetos culturais à realidade do mundo digital, explorando uma nova dimensão que descobre o espaço-tempo da web e conquista um novo território, tendo como principal objetivo a capacitação, formação, qualificação e treinamento dos participantes e da sociedade, já que todo conteúdo encontra-se disponível em caráter permanente.

A "Casa Digital" foi um investimento em talentos que tornarão a cultura mato-grossense conhecida nacional e internacionalmente, gerando um bom retorno financeiro ao Estado de Mato Grosso, em um futuro próximo.

Atenciosamente. Cuiabá/MT, 29 de junho de 2022.

 
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