Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

OAB-MT REPUDIOU

Vereador chama beijo gay em peça de teatro de 'aberração' e 'troço esquisito' durante sessão; veja vídeo

Foto: Reprodução

Vereador Valdo Valdenir (PSD), ainda foi parabenizado pelo vereador Luis Costa (PDT) durante a sessão

Vereador Valdo Valdenir (PSD), ainda foi parabenizado pelo vereador Luis Costa (PDT) durante a sessão

O vereador Vado Valdecir (PSD), da Câmara Municipal de Primavera do Leste (a 238 km de Cuiabá), chamou de "aberração" e "troço esquisito" um beijo entre dois homens em uma peça de teatro apresentada na cidade, durante sessão da última segunda-feira (27). 


Leia também 
Botelho diz que ‘Casa Digital’ foi “arma possante” para seus adversários: “tenho que aguentar quieto”

Vado Valdecir ainda foi parabenizado pelo vereador Luis Costa (PDT), que afirmou que as falas preconceituosas não são caracterizadas como homofobia. De acordo com ele, as "crianças estão sendo atacadas de todas as formas". 

Para o parlamentar do PSD, o beijo gay vai contra princípios biblicos e afirmou que antes de ir para o palco, a cena deveria ter sido filtrada nos ensaios por ser "contra a família". 

"Não podemos aceitar aquela aberração. Esperamos que não aconteça de novo. Antes de ir para o palco, o ensaio filtra se tem coisa que não agrada, que é contra a família. Não manda para o palco. Isso vou cobrar, sou contra. Homem beijando homem é um troço esquisito, não concordo. Quem fazer fica a vontade. Imagina as crianças assistindo um espetáculo chegar lá e ver aquela situação", afirmou Vado Valdecir. 

Na sequência, após parabenizar a fala do colega, Luis Costa, afirmou que Primavera do Leste está "passando da conta em muitas coisas". E afirmou que o beijo gay na peça de teatro tem viés ideológico. 

"Pode ter certeza que no mundo espiritual muitas coisas estão ocorrendo. Nossas crianças estão sendo atacadas de todas as formas. Isso não é à tôa, isso tem algo ideológico, ideologia. Coisa que lutei desde o passado. Tem vídeo do Bolsonaro parabenizando essa Casa por fazer o dever de casa". 

Ao fazer uso da tribuna durante a sessão, que estava sendo transmitida ao vivo pelas redes sociais, a vereadora Wanessa Mello (MDB), criticou o posicionamento dos parlamentares. Wanessa ressaltou que homofobia é crime. 

"Esse 'bafafá' todo de um selinho dado por dois dançarino, professores. Uma peça apresentada por uma escola privada. O que está acontecendo nessa Casa de Leis, por parte da oposição, são gestos de homofobia. Aberração não é uma palavra adequada, aberração é um nome muito feio. Se beijaram e dai? Vão cuidar da vida de vocês", criticou. 

Nota de repúdio 

Nesta quinta-feira (30), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), através de sua Comissão da Diversidade Sexual, da 22ª Subseção de Primavera do Leste e da Comissão de Direitos Humanos da Subseção, manifesta repúdio à expressão preconceituosa utilizada pelo vereador.

"Manifestações preconceituosas, desta natureza, extrapolam os limites da liberdade de expressão", diz trecho da nota. 

A OAB-MT ainda lembrou que em plena semana do Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado na terça-feira (28), ainda é preciso cobrar respeito à diversidade. 

"Na semana do Dia do Orgulho LGBTQIA+ - 28 de Junho – ainda é preciso recobrar respeito mútuo, na construção de uma sociedade igualitária, inclusiva e que respeita a diversidade. A OAB-MT se opõe veementemente a todo preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, preconizando o bem-viver coletivo e os direitos instituídos em lei". 

Veja o vídeo:
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet