Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Febre no Centro-oeste

Cardiologista de Cuiabá alerta que cigarros eletrônicos aumentam em 42% chances de infarto

Foto: Reprodução

Cardiologista de Cuiabá alerta que cigarros eletrônicos aumentam em 42% chances de infarto
Relatório do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel) aponta  que a região do Centro-Oeste é a que mais utiliza cigarro eletrônico no Brasil, com 11,2% da população. O uso deste dispositivo pode aumentar em 42% as chances de infarto. Fábio Grion, cardiologista do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), explica que isso ocorre devido a uma substância presente no aparelho e que é denominada de supernicotina. 


Leia também:
"Câncer já se tornou uma epidemia e até 2025 será a principal causa de morte no país", diz oncologista

“Ela é muito mais potente que o conteúdo presente no cigarro convencional. Na verdade, o que ocorre é que acaba sendo entregue a essas pessoas que nem fumavam uma quantidade absurda de nicotina”, reforça o especialista. 

Enquanto no comum o tabaco é macerado, no “vape” a nicotina líquida é aquecida e equivale a 57mg por ml. 
“Isso, enquanto o cigarro tradicional possui o limite de 1mg de nicotina para cada um, para se ter ideia. As pessoas foram induzidas a acreditar no mito que o eletrônico é menos prejudicial, mas estão muito enganadas. Ele traz muitos danos à saúde pulmonar o que, consequentemente, acaba também sobrecarregando o coração”, explica. 

Os dados alarmantes ilustram o cenário que é facilmente visível nas ruas. O cigarro eletrônico, também conhecido como “vape”, inicialmente foi introduzido para o consumo com o discurso de ser menos prejudicial que o comum e que, inclusive, poderia ser utilizado como uma ferramenta de auxílio para abandono do vício em tabaco

Informações essas que não condizem com a verdade. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de São Paulo (USP), o uso diário aumenta em 42% as chances de infarto. Atualmente, ao menos um a cada cinco jovens de 18 a 24 anos faz uso de cigarros eletrônicos no Brasil

Em 2019 o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu um alerta sobre os riscos desse consumo, informando que existe um acúmulo de evidências que sugerem que eles trazem riscos semelhantes ou mesmo maiores que outras formas de uso de tabaco e que em uma hora de uso eles correspondem a 100 cigarros comuns. O que compromete a saúde dos usuários.

Com esse cenário, o especialista revela que eles acarretam rapidamente em doenças que o convencional possivelmente demoraria anos para provocar. “Uma pessoa, por exemplo, que é usuário, que faz uso regular dessa ferramenta, pode aumentar os fatores de risco e desenvolver um infarto. Isso em qualquer patologia. Ele pode ser somente o gatilho”, afirma. 

Complexo Hospitalar de Cuiabá 

Foi fundado há 40 anos a partir da visão empreendedora e humanitária de um grupo de médicos. É um hospital geral de 125 leitos de internação e oferece terapia intensiva, pronto socorro, centro cirúrgico, consultórios médicos de várias especialidades e diagnóstico de referência não apenas para a região ao redor de Cuiabá, mas também para outros estados da região Norte e Centro-oeste. 

A unidade traz os maiores avanços em procedimentos altamente especializados, utilizando uma gestão inovadora e em constante evolução para desenvolver procedimentos de qualidade e segurança. Além disso, oferece uma estrutura adequada para cuidar da saúde com tranquilidade, disponibilizando profissionais comprometidos com a vida e com os valores da instituição. 

O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta ainda com um anexo com diversas especialidades médicas para que os pacientes possam ser atendidos de uma forma integral. Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade, localizada na Avenida Das Flores, 843, no bairro Jardim Cuiabá e ainda por meio do telefone (65) 3051-3000, que possibilita atendimento via WhatsApp.

(Com informações assessoria de imprensa)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet