Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

APOSTA ALTA

Stopa acredita em ‘quebra de tabu’ com segundo turno em MT e vitória de Márcia

Foto: Airton Marques/Olhar Direto

Stopa acredita em ‘quebra de tabu’ com segundo turno em MT e vitória de Márcia
Vice-prefeito de Cuiabá, José Stopa (PV) amenizou o favoritismo do governador Mauro Mendes (União) e demonstrou confiança num segundo turno e vitória da primeira-dama Márcia Pinheiro (PV). Em Mato Grosso, desde a redemocratização, em 1988, todas as eleições foram liquidadas ainda no primeiro turno.


Leia também:
Médico, Yanai tenta Senado outra vez e declara R$ 3,2 milhões em bens

“Segundo turno só vai existir se outras candidaturas crescerem também. Eu acredito”, afirmou.

Na avaliação de Stopa, a campanha irá fazer com que Márcia seja mais conhecida no interior do estado, fazendo com que os eleitores de outras regiões se identifiquem com o discurso mais popular da primeira-dama.

“Com o trabalho social que ela fez em Cuiabá, indo para o interior do estado, será uma candidatura que dará muito trabalho e tem todas as chances de ganhar a eleição. Ninguém pode dizer que existe uma eleição ganha. Podem ter certeza que é uma eleição com possibilidade real de vitória. Não tenho dúvidas”, declarou.

Ainda segundo o vice-prefeito, Márcia já pontua bem nas pesquisas e tende a crescer. “É uma eleição que entramos pra ganhar, não apenas para competir”.

Fato histórico

Caso Márcia consiga ir para o segundo turno, a campanha da primeira-dama será histórica, já que desde 1990 as eleições ao Paiaguás são decididas ainda no primeiro-turno. Naquele ano, o hoje senador Jayme Campos (União) integrava o extinto PFL e venceu Agripino Bonilha (MDB) com 66,85% dos votos.

Em 1994, foi a vez de Dante de Oliveira (já falecido), no PDT, vencer o então governador Osvaldo Sobrinho (PTB), que era vice de Jayme. O Homem das Diretas alcançou 71,27% dos votos. Dante foi reeleito quatro anos depois, com 53,92%, numa disputa com o então senador Júlio Campos (União).

Em 2022, numa eleição surpreendente, Blairo Maggi (PP), então no extinto PPS, venceu sua primeira eleição, com 50,86%. Em segundo, o ex-senador Antero Paes de Barros, que disputou pelo PSDB. Blairo foi reeleito em 2006, também no primeiro turno, com 65,39%, em novo embate com Antero.

Após assumir a cadeira de Blairo, Silval Barbosa (então no MDB), foi reeleito em 2010 na eleição que teve o atual governador Mauro Mendes e o deputado estadual Wilson Santos (PSD). Alcançou 51,21% dos votos válidos.

Silval foi substituído pelo ex-senador Pedro Taques, que venceu no primeiro turno o petista Lúdio Cabral, com 57,25% dos votos. Quatro anos depois, Taques entrou na história como primeiro governador a não ser reeleito, sendo derrotado por Mauro, que recebeu apoio de 58,69% dos eleitores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet