Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SUSPEITA DE INCÊNDIO CRIMINOSO

Incêndio de grandes proporções atinge parque Cristalino II; fogo pode ter iniciado de queima não autorizada

Incêndio de grandes proporções atinge parque Cristalino II; fogo pode ter iniciado de queima não autorizada
Um incêndio de grandes proporções, no Parque Cristalino II, nos municípios de Novo Mundo e Alta Floresta, pode ter sido provocado por queima controlada não autorizada feita por fazendeiros da região. O fogo iniciou ainda no sábado (13) e continuou avançando até o início dessa segunda-feira (15). De acordo com nota do Corpo de Bombeiros, as chamas já foram extintas, mas a região continua sendo monitorada, pois há possibilidade de surgimento de novos focos.


Leia Mais:
Wilson cobra posicionamento dos deputados na Assembleia e fala sobre risco iminente de parque Cristalino 

As proporções e os danos à fauna e flora ainda não foram divulgados. Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Judiciária Civil (PJC) já estiveram no local e deverão fazer a notificação do responsável. 

O parque passa pro um imbróglio jurídico, no qual, a Justiça havia decretado a extinção da unidade. Porém na última semana, o Ministério Público recorreu da decisão, alegando que não havia sido intimado e, assim, houve violação do Código de Processo Civil e da Constituição Federal.

O Parque Estadual do Cristalino é uma das últimas Unidades de Conservação (UC) ao norte de Mato Grosso, possui mais de 118 mil hectares e abriga centenas de espécies da fauna e flora amazônica, incluindo espécies raras e outras em extinção. Está situado em uma região de vegetação que transita entre cerrado e floresta amazônica, possui nascentes de águas puras e grande variedade de espécies da flora e da fauna de grande porte. É considerada uma área prioritária na conservação da Amazônia.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet