Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Rússia deve voltar a importar carne suína de Santa Catarina

O governo russo deve voltar a importar nas próximas semanas carne suína in natura de Santa Catarina. A retomada das compras estaria na dependência de o Ministério da Agricultura brasileiro enviar para as autoridades russas uma relação das empresas catarinenses que estariam em condições de atender às exigências sanitárias. "Aparentemente está tudo acertado para que o Estado volte a exportar. Falta apenas o governo brasileiro enviar as informações necessárias", afirma Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs). 


A Rússia deixou de importar carne suína de Santa Catarina em 2005, após os casos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná. Superado o problema, os russos voltaram a importar do Brasil, mas deixaram de fora o Estado catarinense, único reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de aftosa sem vacinação. "A volta das importações deixa nossos produtores em pé de igualdade com os demais Estados. A partir de agora teremos pelo menos a chance de tentar acessar aquele mercado", afirma José Zeferino Pedroso, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

O último ano em que Santa Catarina exportou para a Rússia foi em 2005 e chegou a 250 mil toneladas, enquanto as exportações brasileiras totalizavam 400 mil toneladas. Apesar da possibilidade aberta para Santa Catarina, o presidente da Abipecs não acredita em um aumento no volume de exportação para aquele mercado. "Essa liberação não representa um aumento nas vendas. Para Santa Catarina vender algum outro Estado deixará de negociar", afirma Camargo Neto. Para ele, elevar o volume de vendas para a Rússia passaria por uma mudança na política de cotas daquele país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet