Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PAC Cuiabá

Justiça Federal prorroga por 30 dias inquérito da Pacenas

A Justiça Federal prorrogou por mais 30 dias o prazo de conclusão do inquérito da Operação Pacenas, que investiga supostas fraudes em licitações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Cuiabá e Várzea Grande. O pedido de prorrogação foi feito pela Superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso, que deflagrou a operação no dia 10 de agosto, levando 11 pessoas para prisão entre empresários e servidores públicos.


Conforme as investigações, que tiveram início há um ano, o esquema beneficiava as empresas detentoras das licitações do PAC nas duas cidades. Os editais de licitações continham clausulas restritivas e os empresários direcionavam todo o processo para o mesmo grupo. As obras do PAC representam investimentos da ordem de R$ 400 milhões em Cuiabá e Várzea Grande.

Informações dão conta de que a PF chegou a indiciar pelo menos 20 pessoas por envolvimento nas fraudes, mas o delegado Marco Aurélio Faveri prefere não divulgar os nomes dos indiciados. Após a conclusão, o inquérito será remetido ao juiz federal Julier Sebastião que irá conceder a decisão.

Prisões

Foram presos pela Polícia Federal os empresários Marcelo e Carlos Avalone (sócios-proprietários da Construtora Três Irmãos), Luiz Carlos Richter (ex-presidente do Sindicato da Construção Civil), Jorge Pires de Miranda (da Concremax), José Alexandre Schutze (ex-presidente do Sindicato da Construção Pesada), José Antônio Rosa (ex-procurador-geral de Cuiabá), Ana Virgínia de Carvalho (presidente da Comissão de Licitação da Sanecap), Anildo Lima Barros (da Gemini), José Antônio Rosa (ex-procurador-geral de Cuiabá), Milton Pereira do Nascimento e Jaqueline Favetti (da Comissão de Licitação da Prefeitura de Várzea Grande).

Atualmente todos estão em liberdade. As prisões tiveram como base escutas telefônicas que revelaram o esquema envolvendo os empresários e os servidores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet