As chuvas que caíram neste final de semana, em diversas cidades, auxiliaram o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios na região do Parque Estadual Encontro das Águas e na Transpantaneira. Estão sendo utilizados aviões, helicópteros e embarcações para conter o avanço das chamas.
Leia também
Chuva prevista para o final de semana deve auxiliar combate ao incêndio no Pantanal de Mato Grosso
Segundo as informações oficiais, cerca de 90 militares estão realizando o combate às chamas. As ações de combate contam com apoio de três aviões, helicóptero e 11 barcos para a infiltração das equipes, viaturas e caminhões pipa.
A Sala de Situação Central, em Cuiabá, acompanha a evolução dos incêndios com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
Foi apontado que a chuva ajudou a diminuir a temperatura, contribuindo para a diminuição da intensidade das chamas. Porém a precipitação ocorrida não levou a extinção total dos incêndios.
Os incêndios no Pantanal já atingiram um milhão de hectares, de janeiro até agora, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O espaço equivale a quase 7 cidades de São Paulo (SP). A informação é do instituto SOS Pantanal.
Decreto de emergência
Na última terça-feira (14), Mato Grosso decretou situação de emergência ambiental por 60 dias devido aos incêndios florestais no Pantanal. A medida foi publicada no Diário Oficial.
O decreto permite a continuidade nos contratos de veículos e de brigadistas, além da compra de materiais necessários ao combate, em uma tentativa de evitar mais devastações.