Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

PREVENÇÃO E CUIDADO

Cardiologista alerta para os riscos da diabetes na saúde do coração; veja vídeo

Foto: Agência Brasília

Cardiologista alerta para os riscos da diabetes na saúde do coração; veja vídeo
Mais de 13 milhões de pessoas vivem com a diabetes no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, representando 6,9% da população nacional. A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.


Leia mais
Segunda captação de órgãos no Hospital Regional de Sinop ajudará a salvar seis vidas

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, a doença pode levar à amputação de membros e até à morte.

Para falar um pouco sobre as consequências da doença no coração, o cardiologista intervencionista, Dr. Juliano Slhessarenko explica que os níveis elevados de açúcar no sangue podem prejudicar os vasos sanguíneos, mas também o aumento do risco de doenças cardíacas.

“Pacientes diabéticos tem maior probabilidade de desenvolver hipertensão, aterosclerose e infarto miocárdio. O excesso de açúcar no sangue pode danificar as paredes das artérias, facilitando o acumulo de placas de gordura. Esse processo, chamado de aterosclerose, estreita e endurece as artérias, dificultando a circulação sanguínea e aumentando a chance de bloqueio que podem levar a um ataque cardíaco ou derrame”, aponta o cardiologista.

“Além disso, a diabetes também pode causar neuropatia, que afeta os nervos do coração, tornando mais difícil perceber os sinais de alerta de um ataque cardíaco. É essencial que os diabéticos mantenham níveis de açúcar no sangue sob controle, adotem uma dieta equilibrada, pratiquem exercícios regulares e façam check-ups frequentes com cardiologista. A prevenção e o cuidado são fundamentais para proteger o coração e garantir uma melhor qualidade de vida”, complementou.

A melhor forma de prevenir a doença é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

Veja vídeo:
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet