Olhar Direto

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Notícias | Cidades

EXIGEM INDENIZAÇÃO

Indígenas barram brigadistas que faziam queima prescrita no Xingu: veja vídeo

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Indígenas barram brigadistas que faziam queima prescrita no Xingu: veja vídeo
A influenciadora Ysani Kalapalo gravou um vídeo e divulgou em suas redes sociais momentos após ela e outros indígenas impedirem equipes de brigadistas que realizavam a chamada queima prescrita na Aldeia Barranco Queimado, no Território Indígena do Xingu, em Gaúcha do Norte (595 km de Cuiabá). 


Leia também
Mauro classifica como absurdo vítima de estupro ter pena maior que estuprador: “Brasil é cheio de hipocrisia”


O caso aconteceu na última quarta-feira (19) e foi compartilhado no Instagram de Ysani, que possui mais de 915 mil seguidores. Ela ganhou destaque nas redes sociais após acompanhar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019.

Na filmagem, ela mostra uma um veículo de pequeno porte apreendido e afirma que os brigadistas estavam utilizando o carro para cometer crimes ambientais. E diz que somente fará a devolução do automóvel com a presença do presidente do IBAMA, Rodrigo de Agostinho , "para negociar um acordo justo para ambas as partes interessadas".

Brigadistas atuando no Xingu | Foto: PrevFogo/Ibama

"Estamos tentando dialogar com  Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama. O Presidente do Ibama tem que nos dar algum tipo de explicação do porquê dessas queimadas todos os anos", comentou. Kalapalo mencionou que vários animais morreram e diz que nunca houve consulta prévia do Ibama aos moradores locais sobre as queimadas prescritas.

A influenciadora indígena Ysani Kalapalo relatou que, para impedir a fuga dos brigadistas, foi preciso usar a “truculência”. Em um comunicado enviado ao g1 MT, o Ibama esclareceu que a prática de queimada prescrita é uma técnica controlada, ou seja, que consistem no uso planejado do fogo para fins de conservação. Também solicitou a devolução do veículo para continuidade dos trabalhos. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet