Olhar Direto

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Notícias | Política MT

MESA DIRETORA

Em meio a racha pela primeira secretaria, Barranco diz que chapa Janaina-Júlio pode se tornar realidade

Foto: Angelo Varela/ALMT

Em meio a racha pela primeira secretaria, Barranco diz que chapa Janaina-Júlio pode se tornar realidade
A disputa entre Janaína Riva (MDB) e Beto Dois a Um (UNIÃO) pela primeira secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tem provocado um racha na Casa de Leis. De um lado, deputados pró-Riva. De outro, parlamentares pró-Beto - apoiado pelo governo Mauro Mendes (UNIÃO). Nesta terça-feira (9), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou, em entrevista coletiva, que uma nova chapa pode surgir caso Riva consiga aglutinar um certo número de deputados. 


Leia também
Grupo pró-Janaina consegue antecipar eleição da Mesa Diretora para agosto; reeleição será proibida

Por ora, a corrida pela cadeira da primeira secretaria é o único impasse na eleição para escolha da nova composição da mesa. Os deputados já firmaram entendimento pela chapa única, composta por Max Russi (PSB) e Júlio Campos (UNIÃO), presidente e vice, respectivamente. 

Segundo Barranco, a chance de haver uma quebra de acordo e surgir uma chapa de oposição ocorre diante da possibilidade de dois fatores: o primeiro, diz ele, é Janaína conseguir garantir um número confortável de apoiadores; o segundo seria Max Russi não garantir o acordo firmado entre eles, de que Janaina assumira a primeira-secretaria na legislatura  (2025/2026). 

“Agora, o risco [de surgir uma nova chapa] que se corre em haver um número confortável de deputados com a Janaína e não havendo o esforço do Max, no sentido de garantir esse compromisso com ela, é que possa realmente surgir outro nome. Julio Campos é um nome experimentado e que possamos ter aí uma outra chapa, inclusive com o presidente e primeiro secretário”, disse. 

“Ele tem compromisso. Ele sabe disso, ele não pode titubear diante disso. Ele tem que me firmar o compromisso feito com a deputada Janaína. Até porque lá atrás ela já abriu mão duas vezes para que ele pudesse assumir a primeira secretaria”. 

Barranco afirmou que espera que haja um consenso e que seja garantido o compromisso firmado com ela para que mantenha a Assembleia unida. É um direito que também ao longo desse trabalho ele conquistou. E a Janaína, na minha opinião, eu tenho reiterado isso, sem meias palavras, a gente tem que cumprir esse compromisso com ela”. 

Nesta quarta, a Assembleia Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que antecipa as eleições da Mesa Diretora de setembro para a primeira sessão do mês de agosto, logo após o recesso parlamentar. A votação aconteceu durante a sessão e recebeu 20 votos favoráveis.

A mudança foi feita através de um substitutivo integral à PEC que aumenta o número de membros da diretoria do parlamento.

Nos bastidores comenta que a proposta foi articulada pelo grupo que defende que a deputada Janaina Riva (MDB) seja primeira-secretária da chapa de Max Russi (PSB), para enfraquecer a articulação da base governista que quer emplacar Beto Dois a Um (União) ao mesmo cargo.

Segundo o texto, as eleições que ocorrem no segundo biênio, “dar-se-á na Ordem do Dia da primeira sessão do mês de agosto do segundo ano legislativo, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subseqüente”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet