Olhar Direto

Sábado, 13 de julho de 2024

Notícias | Educação

até 20 de julho

Curso sobre história natural de Mato Grosso da UFMT tem inscrições gratuitas abertas

Foto: Olhar Direto

Curso sobre história natural de Mato Grosso da UFMT tem inscrições gratuitas abertas
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abre inscrições gratuitas para o curso "História Natural de Mato Grosso", voltado para professores de escolas estaduais e municipais, contudo, está aberto para todos que tiverem interesse. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de julho (clique aqui).

 
Leia mais
UFMT abre inscrições para mais de 1900 vagas remanescentes na graduação


O objetivo do curso é apresentar conteúdos regionalizados sobre os diversos temas mencionados, permitindo que os educadores possam usar exemplos locais para abordar fósseis, rochas, minerais, evolução da vida, tectônica de placas, migração humana pelas Américas, biodiversidade, solos, geomorfologia, entre outros. Os temas abordados permitirão abordagens multidisciplinares, integrando conteúdos de geografia, física, química, biologia, história, entre outras disciplinas.
 
Além disso, o curso fornecerá materiais de apoio com propostas de aulas que os professores poderão aplicar em sala de aula, adaptadas para diferentes faixas etárias. A iniciativa também promoverá a divulgação dos museus do estado que abordam essas temáticas e do acervo museológico disponível nessas instituições, destacando o potencial desses recursos para estratégias educacionais que valorizem o território mato-grossense.
 
O curso terá uma carga horária de 100 horas e será dividido em 10 módulos: 1) Introdução e Apresentação do Curso e Aula Inaugural; 2) História Natural: Do Surgimento ao Exercício Profissional no Século XXI; 3) História Geológica de Mato Grosso; 4) Minerais e Rochas: Foco no Museu de Minerais, Rochas e Fósseis – FAGEO/UFMT; 5) Paleontologia: O Que É e Onde Encontrar Fósseis no Estado de Mato Grosso; 6) Povoamento do Mato Grosso; 7) Biomas do Estado de Mato Grosso; 8) Os Elementos do Relevo Mato-Grossense: Um Caminhar pela Geomorfologia e Paisagem do Estado; 9) Solos: Importância e Ocorrências em Mato Grosso; e 10) História Natural, Museus e Educação.
 
Este curso é realizado pela UFMT, com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do deputado Carlos Avallone, destinada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), através de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e a Fundação Uniselva. A ação conta com o apoio do Museu de História Natural de Mato Grosso, do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) e do Museu de Rochas, Fósseis e Minerais da UFMT.
 
Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (65) 98123-7819

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet