O Cuiabá recebe o Grêmio às 18h deste sábado (10) em mais um confronto direto contra a degola, válido pela rodada 22 do Brasileirão. Caso triunfe contra o Tricolor, time que nunca venceu, o Dourado vai carimbar a primeira vitória contra um rival na disputa pela distância do Z-4. No retrospecto, são sete jogos com seis derrotas douradas e um empate.
Leia mais: Terceiro revés e abalo mental: Petit reconhece problemas ofensivos e lembra superação do pior começo no Brasileirão
Em momento delicado, estacionado na penúltima posição com 17 pontos, o dourado não vence em casa há seis partidas, incluindo Brasileirão e Sula, vem de três derrotas seguidas e perdeu todos os confrontos diretos contra o rebaixamento.
Foram sete duelos na rivalidade direta contra o final da tabela (entre a 13ª e 20ª colocações), com três empates e quatro derrotas, somando apenas 3 pontos dos 21 possíveis. Empatou e depois foi derrotado pelo Vitória, perdeu para o Grêmio e Internacional, empatou com o Goianiense e Corinthians e foi superado pelo Fluminense.
Soma-se a isso a campanha negativa nos últimos três jogos do Brasileirão: revés para o Vitória no Barradão, por 1 a 0, derrota para o Furacão e Fluminense em casa, por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente.
Ainda há outro problema a ser combatido pelo Dourado: a série de seis jogos sem vencer na Arena Pantanal e, caso não vencer o Tricolor Gaúcho, vai repetir a pior sequência sob seus domínios desde 2021, quando acessou a elite: sete jogos sem triunfar sob seus domínios em 2022.
O clube gaúcho tem 21 pontos e ocupa a 14ª posição, enquanto o auriverde está em penúltimo lugar, com apenas 17.
Retrospecto
No histórico do confronto, o Tricolor Gaúcho é soberano e o Dourado, freguês. Isso porque, dos sete confrontos que fizeram, o Grêmio venceu seis e houve um empate.
Em 2020 os adversários se conheceram, em disputa de ida e volta pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, 2 a 0 para o Imortal com gols de Diego Souza. Na volta, 2 a 1, com Souza e Jean Pierre anotando pelo Tricolor e Willians Santana diminuindo para o auriverde.
No ano seguinte, mediram forças na elite do Brasileirão. Na rodada 5, 1 a 0 para o Grêmio com gol de Borja. Se encontraram novamente na 24ª Rodada, com empate em 2 a 2. Alisson fez os tentos do Imortal e Max e Marllon do Dourado.
No ano passado, na rodada 3, na Arena Pantanal. Vina e Galdino carimbaram a vitória do time gaúcho por 2 a 1. Marllon diminuiu para o Dourado. No returno, 2 a 0 para o tricolor, com gols de Suárez e um contra de Rikelme, na Arena do Grêmio.
Nesta temporada, outro revés auriverde, válido pela rodada 3, na casa gremista: 1 a 0 com gol de Cristaldo. A derrota foi a segunda seguida do time no começo do brasileiro, resultado que o manteve na última posição da degola.