O ex-ministro Blairo Maggi disse que “lançou” o governador Mauro Mendes (União) para ser candidato a presidente da República nas eleições gerais de 2026. Ao ser questionado pela imprensa sobre uma pesquisa em que o governador aparece entre opções presidenciáveis, Maggi se limitou a comentar que “já lancei ele”.
Leia também
Em MT, governador do Pará vê ação criminosa em incêndios: "devem ser investigados e punidos"
Apesar da tendência de ele disputar uma cadeira no Senado Federal, nos bastidores circula a informação de que Mauro tem participado de encontros com outros governadores de direita para análise do cenário político. Segundo Blairo Maggi, Mendes faz uma gestão excepcional em Mato Grosso.
Na semana retrasada, o governador participou de uma reunião na casa do senador Ciro Nogueira (PP-PI) que também contou com a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Cláudio Castro (PL-RJ) e Ronaldo Caiado (União-GO), que já se declara como pré-candidato a presidente, para discutir o resultado de um levantamento de apontou que o governador de São Paulo é o que mais se aproxima de Luiz Inácio Lula da Silva em uma eventual disputa em 2026.
Esse grupo também discute a formação da chapa. Mauro chegou a ser cogitado ser vice de Caiado, no entanto, lideranças entendem que seria melhor que o governador desistisse da ideia e concorresse a uma cadeira no Congresso Nacional. Ao ser questionado sobre o tema, o governador se limitou a dizer que prefere deixar as discussões sobre o próximo pleito em 2026, se esquivando de responder se tem pretensões em disputar uma cadeira no Executivo federal.
Ideia que também é defendida por Blairo que acredita que Mendes tem grandes chances de “reviver” sua trajetória política: deixar o governo pelo Senado Federal.
“Na minha avaliação, o Mauro faz um excepcional governo, tem atendido as necessidades do estado, tem as contas equilibradas, portanto, se quiser continuar...”, comentou.