Mais de 40 Terras Indígenas de Mato Grosso estão sendo atingidas por incêndios, com aumento nos focos em 325% neste ano. Conforme os dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 7.969 focos de incêndio foram registrados nas TIs até esta quinta-feira (12), enquanto no período de janeiro a setembro de 2023, foram 1.872 focos.
Leia mais
Instituições e comunidade se unem para combater incêndio em Porto Estrela
O aumento expressivo dos focos e as queimadas nas aldeias prejudica gravemente a vida dos povos indígenas, da fauna e flora dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. A Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) pede doações para ajudar os povos na reparação dos danos causados pelo fogo. São solicitados os seguintes itens para doação: água; itens de alimentação; pá carregadeira; caminhão pipa, entre outros.
Segundo a Fepoimt, desde o início das queimadas, a entidade vem solicitando soma de esforços de todos os órgãos públicos dos municípios de abrangência das terras indígenas atingidas pelos incêndios florestais, do Governo do Estado de Mato Grosso e do Governo Federal responsáveis na proteção das terras indígenas, para que contenham as queimadas e protejam a vida e os territórios dos povos indígenas.
“Além da destruição, as queimadas estão impactando os meios de subsistência desses povos indígenas, cuja alimentação depende dos cultivos das roças, da caça e dos alimentos típicos que a vegetação local possui naturalmente. O fogo está atingindo principalmente as casas dentro das aldeias, ao redor das aldeias estão sendo atingidos as nascentes de rios, lagos, vegetação, animais, roçados e prejudicando a rede de abastecimento de água”, disse a entidade.
As doações podem ser entregues no endereço do Fepoimt: R. Estevão de Mendonça, 1876 - Quilombo, Cuiabá – MT.
Os dados bancários para doações em dinheiro são: Caixa Econômica Federal / Nome: Fepoimt - Pix/CNPJ: 32.678.220/0001-65.
Veja vídeos compartilhados pelo Fepoimt: