Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Peixes voam pelos ares em Pike Place, o mercado de Seattle

Seattle (www.visitseattle.org) é a cidade da torre Space Needle, da Boeing, da música grunge e da Amazon.com, a maior vendedora mundial de livros via internet. Foi lá, na região do Pacífico Noroeste, que nasceram Bill Gates, da Microsoft, a rede de lojas de café Starbucks e muito da contemporaneidade "cool" dos EUA. 


Assentada numa série de colinas entre a baía Elliott e o lago Washington, com vista para o monte Rainier, a cidade tem no seu núcleo principal 580 mil habitantes -o que faz dela a maior metrópole do Estado de Washington.

Agiornada e relativamente pequena, Seattle fica longe da maioria das grandes metrópoles norte-americanas e próxima da fronteira com o Canadá. Apesar do isolamento, num canto outrora remoto da América do Norte, ela conseguiu balancear o fato de ser um centro de indústrias tecnológicas e aeroespaciais e, também, uma cidade imersa na natureza do mar e das montanhas.

Sua região metropolitana tem, ao todo, 3,7 milhões de moradores, mas, próxima de parques naturais (como o Mount Baker-Snoqualmie National Forest) e das costas piscosas do Pacífico, Seattle tem foros de cidade turística.

Originada num pioneiro assentamento de europeus ocorrido em Alki, em 1851, a cidade tem um coração: o mercado público, chamado de Pike Place Market (www.pikeplacemarket.org), que hoje recebe 10 milhões de visitantes/ano. 

Pike Place é o lugar
Nesse mercado, que fica na Pike Place, 1.501, um letreiro de néon vermelho e um relógio emolduram a entrada. Ali, numa guarita singela, uma senhora chamada Elli De Longo dá as boas-vindas e distribui gratuitamente o "Pike Street Times", o jornalzinho impresso com o notícias, ofertas e o mapa local.

Ao lado, uma escultura em forma de porca -"Rachel, the Pig"- é, na verdade, um cofrão que, abaixo do relógio histórico do mercado, recebe anualmente até US$ 9.000 em doações que vão para a caridade.

Criado no início do século 20, o local se confunde com a história econômica da região. Consta que, entre 1906 e 1907, o preço da cebola disparou em Seattle. Foi aí que o conselheiro municipal Thomas Revelle propôs criar um mercado público capaz e conectar produtores -hoje frequentam o Pike Place Market uma centena deles- e consumidores.

Assim, em 17 de agosto de 1907 nascia esse mercado que, protegido pela população, já escapou da demolição e conserva os traços originais art déco.

"Flying fish"

As peixarias abarrotadas de salmões imensos e de caranguejo dungeness (cada um pesa cerca de 1 kg e custa uns US$ 12) são uma atração à parte. Na banca principal, chamada Pike Place Fish, o freguês escolhe o peixe, que é arremessado para o fundo do estabelecimento, onde será limpo e embrulhado. Quando uma moeda de gratificação tilinta no balcão, um urro de "veja o que ganhamos" é saudado por todos os demais peixeiros com um "yeahh!"

E há diversos locais para comer, como o pequeno restaurante alemão Uli's Beer Garden (www.ulifamoussausage.com) que, aberto em 1907, vende 27 variedades de salsicha.

Igualmente antigo, o restaurante Athenian In apareceu no filme "Sintonia de Amor" ("Sleepless in Seattle", 1993), comédia romântica estrelada por Tom Hanks.

Outro local bom para tomar o café da manhã ou almoçar, o Lowell's Restaurant & Bar (www.eatatlowells.com) reivindica ter sido a mais antiga torrefação de Seattle, já no início do século 20.

Alaskan Way

Conectado a diversas ruas por meio de elevadores e passarelas, o Pike Place Market dá acesso à avenida à beira do Waterfront, naquela altura encimada por uma via elevada. Na base do elevador, a Alaskan Way, repleta de píeres, cruza ao lado de imensos navios. Ali ficam o hotel Marriott Waterfront, o Seattle Aquarium e o museu Odissey Maritime Discovery Center (www.ody.org), que, nessa orla histórica, é a primeira instituição a mostrar as descobertas marítimas dos EUA.

Ao lado, há outro local clássico para comer, com direito a vista, o Anthony's Fish Bar/ Bell Street Diner (www.anthonys.com), na Alaskan Way, 2.201.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet