A Unimed Cuiabá realiza nesta quinta-feira (31) uma campanha de doação de sangue. Neste ano, a cooperativa uniu a campanha do Outubro Rosa e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) para realizar a ação, contando ainda com a parceria do Instituto de Hematologia do Centro Oeste (Ihmenco).
Leia mais
'Vacinômetro' mapeia os 42 municípios com piores coberturas vacinais de MT; confira
"Segundo dados do Ihemco, nossa parceira nesta campanha, o Hospital de Câncer de Mato Grosso é o principal receptor da instituição, utilizando cerca de 800 a 1200 transfusões por mês, entre bolsas, medula e plasma, uma vez que pacientes com câncer de mama e outros tipos de câncer frequentemente precisam de transfusões sanguíneas. Assim sendo, nada melhor que unirmos essas campanhas", afirmou o diretor-presidente da Unimed Cuiabá, Carlos Bouret.
A ação será realizada na Associação dos Funcionários Unimedianos de Cuiabá (Asfunimed), localizada na sede administrativa da Unimed Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço, número 2713, bairro Centro Sul.
A campanha é uma iniciativa da Unimed Cuiabá por meio das áreas Viver Bem, Sustentabilidade e Gestão de Pessoas.
Quem pode doar
A ação é voltada da cooperativa é voltada, principalmente, para cooperados, clientes e colaboradores, mas a população em geral que queira doar pode participar.
Conforme o Ihemco, os requisitos e critérios para doação de sangue são: idade entre 18 e 69 anos; peso acima de 50 kg, sinais vitais com temperatura menor ou igual a 37° C; pulso entre 60 e 100 batimentos por minuto; PA sistólica no máximo 180 mmHg e PA diastólica no mínimo 60 mmHg e no máximo 100 mmHg; hematócrito (Ht) nas mulheres no mínimo 38% e no máximo 50%; e nos homens no mínimo 39% e no máximo 50%. Além disso, é preciso estar com boa saúde.