O governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), vetou integralmente o projeto de lei que pretendia instituir uma política estadual de arborização urbana. A proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa no início de outubro, tinha como objetivo criar um sistema estadual de informações sobre arborização urbana, além de orientar ações no setor.
Leia também
No PodOlhar, Samantha nega incoerência ao disputar cargo ao lado do marido e diz que decisão foi para ocupar espaço
Pivetta explicou que o veto foi motivado por questões constitucionais. Segundo ele, o projeto fere o princípio da autonomia dos municípios, já que questões ligadas à arborização urbana são consideradas de interesse local, cabendo, portanto, às prefeituras, e não ao estado, legislar sobre o assunto.
"O planejamento urbano e o cuidado com o meio ambiente urbano devem ser coordenados diretamente pelos municípios, já que são eles que conhecem melhor as realidades locais", destacou.
A decisão se baseia na Constituição Estadual, que determina que assuntos de interesse específico das cidades, como o uso do solo e a organização de espaços urbanos, são responsabilidade das próprias cidades.
Outro ponto levantado por Pivetta é que o projeto também impactaria na organização dos órgãos públicos estaduais e municipais, o que, segundo ele, só poderia ser proposto pelos chefes do Poder Executivo.
O veto agora volta para a Assembleia Legislativa, que pode aceitar ou rejeitar a decisão do governador. Caso os deputados decidam derrubar o veto, o projeto volta a ser analisado.